Após o fiasco na Copa do Mundo de 2006 com a trágica eliminação para a França (de novo eles), Carlos Alberto Parreira deixou a seleção para que houvesse uma "renovação". Esperava-se a chegada de um técnico vencedor. Nomes não faltavam: Muricy Ramalho, Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo, Paulo Autuori. Quem foi chamado? Dunga. Dunga? Técnico de qual time? Quantos títulos como técnico?
Enfim, uma aposta de Ricardo Teixeira para tentar mudar a imagem que ficou na Copa quando com o time perdendo Parreira não se levantava do banco, não passava instruções e não cobrava atitude de seus comandados. Sempre enérgico em campo, Dunga passou aos brasileiros a sensação de que agora teríamos um time guerreiro, que jogaria com raça e dedicação 90 minutos (mais os acréscimos), assim como fazia Dunga durante sua carreira.
É claro que com essa raça e dedicação, teria que haver um esquema que favorecesse nossas grandes estrelas e, notavelmente os melhores jogadores do mundo: Ronaldinho Gaúcho e Kaká. O que aconteceu foi um pouco diferente. Com os dois no banco de reservas, Dunga optou por um esquema 'cauteloso', jogando com três volantes contra a poderosa seleção da Noruega. Postura que se mantém hoje com Gilberto Silva, Mineiro e Josué.
Agora com a seleção olímpica, todos pensamos: agora vai ser diferente. Um meio campo com Lucas, Hernanes, Anderson e Diego. Só jogadores com refinado toque de bola e habilidade indiscutível. Porém, doce ilusão. Dunga treinou o time com três zagueiros, dois volantes que praticamente não passaram do meio-campo, dois alas cautelosos e uma disputa entre Diego e Ronaldinho para ver quem faria a armação do time.
Mesmo com um time que não apresenta e não dá sinais de que vai jogar um futebol brilhante, só podemos torcer para que dê certo e que o Brasil volte com o tão sonhado Ouro Olímpico. Será que dessa vez ele vem?
3 comentários:
Essa formação com 3 zagueiros (vi no Globo Esporte) seria uma das alternativas de escalação que o Dunga estava testando, certamente esse não vai ser o time titular. No titular teríamos Ronaldinho e Pato no ataque, no meio-campo Anderson, Lucas, Hernanes e Diego. Sobre o Dunga como técnico, Ricardo Teixeira apostou muito alto, Dunga não merecia ser técnico da seleção por nunca ter treinado um time, deveriam ter colocado um treinador experiente como foi já foi dito.
O único problema desse meio-campo que o Jordan citou é que falta o primeiro volante, o volante de contenção, pois tanto o Lucas, quanto o Anderson e o Hernanes são volantes que saem mais pro jogo.é difícil pensar em um time treinado pelo Dunga sem pelo menos um volante de contenção.Na seleção principal, por exemplo, ele joga com 2:Gilberto Silva e Mineiro.
Ele pode recuar Hernanes e Lucas, deixando Anderson e Diego na frente, fazendo a ligação com Ronaldinho e Pato, essa é uma possibilidade, já que o Dunga convocou uma seleção ofensiva, e por sinal muito boa.
Postar um comentário