sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Apenas um será campeão!

O Campeonato Brasileiro nunca foi tão equilibrado! É o que afirmam os principais comentaristas de futebol nas rádios, jornais e revistas. E eles não mentem. Concluímos a 16ª rodada e ao olhar à tabela vemos que a diferença entre o líder Grêmio e o 10º colocado Internacional é de apenas 10 pontos!

É óbvio que durante o segundo turno do campeonato essa disputa pelo título contará com menos times, mas Grêmio, Cruzeiro, Vitória, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Internacional, com certeza brigarão rodada após rodada pela liderança da competição.

Tudo muito normal até aqui, pois, quanto mais disputado for um campeonato, melhor! O grande problema é que desses 7 clubes citados apenas um será campeão, e isso pode não ser suficiente para as exigentes torcidas.

Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Internacional gastaram milhões para montar suas equipes desde o começo do ano. Cada um com o seu motivo, é claro.

O Palmeiras queria sair da fila e para isso fechou parceria com uma empresa esportiva. Trouxe Vanderlei Luxemburgo e com eles caríssimos reforços. Ganhou o Paulista, mas a torcida espera também pelo título nacional que não vem a 14 anos.

O Flamengo queria a Libertadores a todo custo e para isso abriu os cofres e contratou bons jogadores. Foi eliminado de forma dramática no Maracanã e passou a concentrar todos os seus esforços no Brasileirão.

O São Paulo buscava o tetra da Libertadores e para isso contratou jogadores de nível internacional, como Adriano. Eliminado da competição sul-americana pelo Fluminense, o tricolor passou a concentrar suas forças no Brasileiro.

O Internacional tinha o desejo de ganhar a Copa do Brasil e assim garantir-se na Libertadores do ano que vem. Não conseguiu. A equipe continua contratando e ainda sonha com o título nacional.

Já os outros 3 times citados, Grêmio, Vitória e Cruzeiro, não fizeram grandes contratações, mas mesmo assim seguem fortes na briga pelo campeonato e isso, obviamente, empolga as torcidas que ficarão frustradas caso o título não venha.

Não seria surpresa nenhuma se qualquer um desses 7 times ganhasse o campeonato, mas o torcedor não age com a razão. Age com a emoção. Para ele o time deve sempre entrar em um campeonato buscando o título. De nada importa se haverá 2, 5 ou 15 times com chances na disputa. O torcedor sempre acreditará.

Como não fizeram grandes investimentos talvez uma vaga na Libertadores do ano que vem já deixe satisfeitos os torcedores de Grêmio, Cruzeiro e Vitória. Será?

E quanto aos torcedores de Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Internacional? Como ficarão se o título não vier? Uma vaga na Libertadores será o suficiente para acalmar os fanáticos torcedores?

2 comentários:

Blu disse...

Muito bom o texto.
Agora, respondendo a indagação feita no final da postagem: Eu como Flamenguista quero o título, muito mesmo. Se o mesmo não vier, que vá para um time que realmente mereça e jogue um futebol bem diferenciado dos demais.

Equilibrado demais o campeonato, infelizmente não em um nível alto. Times inconstantes demais, é o charme do nosso futebol, mas eu como torcedor queria mesmo era meu time ganhando todas e dane-se a graça :P

Faz uma visitinha lá no meu, companheiro.

www.cornetão.blogspot.com

Grande abraço!

Guilherme Torrezani disse...

Pra mim o título fica entre Grêmio e Palmeiras. Grêmio leva. Minha opinião.