domingo, 30 de novembro de 2008

Faltou ousadia em Salvador


O Palmeiras empatou sem gols com o Vitória na tarde deste domingo no Barradão, em Salvador na Bahia. O time paulista subiu para a 3ª colocação com 65 pontos, enquanto o Vitória segue no décimo lugar com 49.

O jogo começou equilibrado, por conta dos diversos jogadores presentes no meio-campo, devido à escalação dos dois times. Com pouco espaço em campo, as faltas foram tomando conta do jogo, que foi esfriando.

O Vitória parava na boa marcação alviverde. Os alas marcavam os laterais adversários já na linha do meio-campo e os meias Evandro e Diego Souza seguravam os volantes do Vitória também na faixa central.

Com isso, os volantes palmeirenses não tinham dificuldade para marcar Willians e Jackson que vinham pelas pontas e centralizavam na grande área. Ricardinho vinha pelo meio, mas sofria combate de um dos zagueiros alviverdes, normalmente Maurício. Gustavo colava em Marquinhos e Martinez ficava na sobra.

Esse “esquema” de marcação da zaga palmeirense mudou durante o primeiro tempo, mas a estratégia continuava a mesma: tirar os espaços do Vitória, roubar a bola e partir no contra-ataque.

Nos contra-ataques palmeirenses, a bola era jogada para Kleber que a segurava servindo até de pivô para a chegada dos meias, volantes e laterais. Porém faltava ousadia e criatividade para o ataque alviverde e com isso Kleber era obrigado a tentar resolver sozinho.

Kleber correu por todo o ataque, movimentou-se pelas laterais e cavou faltas que levaram perigo ao goleiro Viafára. Além disso, criou ao menos duas boas jogadas que ele mesmo concluiu, porém pararam no goleiro do Vitória.

Já no segundo tempo o Vitória voltou com mais disposição e coragem para marcar o gol e sufocou o Palmeiras em seu campo de defesa. A defesa palmeirense começou a falhar e o goleiro Marcos começou a aparecer com grandes defesas.

Aos 15 minutos Luxa tirou Jumar e Evandro para dar lugar a Léo Lima e Alex Mineiro, mas o time não mudou muita coisa. Quando chegava ao ataque era facilmente anulado. Diego Souza precisa chamar a responsabilidade e construir jogadas, coisa que não vem fazendo.

Falta um meia criativo para o Verdão, pois o time não pode depender exclusivamente do atacante Kleber para construir suas jogadas de gol. Aos 30, Jefferson, cansado, deu lugar a Denílson, que também pouco ajudou a equipe.

O Palmeiras continuou sofrendo com as investidas do Vitória e com as falhas de sua defesa até o jogo acabar. O resultado foi ruim para o Palmeiras se considerarmos que a equipe tem qualidade suficiente para vencer o Vitória mesmo no Barradão. Faltou ousadia e criatividade à equipe paulista.

Porém, com esse resultado, e com o empate em casa do Flamengo e a derrota do Cruzeiro, o Palmeiras subiu para a terceira colocação e só depende de uma vitória em casa contra o Botafogo no próximo domingo para garantir a classificação a Libertadores de 2009.

O Palmeiras contará novamente com os suspensos Pierre e Leandro, nas vagas de Jumar e Jefferson, respectivamente. Não contará, porém, com o artilheiro Alex Mineiro que recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do último jogo da temporada. Com isso Alex, que tem 19 gols na competição nacional, fica fora da briga da artilharia do torneio, pois Kleber Pereira, o primeiro da lista já possui 21 gols.

Imagem - Romildo de Jesus/Lancepress!

Ficha técnica de Vitória 0 x 0 Palmeiras

Estádio Barradão - Vitória (BA) - 17h00
Árbitro: Giulliano BozzanoAssistentes: Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF)
Nilson Alves Carrijo (DF)
Cartões Amarelos: Jackson (Vitória); Maurício, Fabinho Capixaba, Martinez e Alex Mineiro (Palmeiras)
Notas
Vitória
Viáfara - 6,5 - Fez boas defesas quando foi acionado, mas não precisava ter se arriscado ao ataque para bater uma falta que quase trouxe problemas ao Vitória. Saiu machucado.
(Gléguer) - 6 - Não teve muito trabalho no jogo, pois ficou pouco tempo.
Marco Aurélio - 5 - Boa presença no ataque, mas não criou perigo realmente. Não teve dificuldades para marcar Jéfferson.
Marcelo Batatais - 4,5 - No primeiro tempo sofreu com a movimentação de Kleber, mas depois que o Palmeiras parou de atacar não teve muito trabalho.
Anderson Martins - 5 - Assim como seu companheiro de zaga teve trabalho com Kleber na primeira etapa, mas depois foi seguro.
Marcelo Cordeiro - 4,5 - Foi facilmente desarmado por Fabinho em quase todos os lances, exceto em um que foi interceptado por Maurício. Não deixou muitos espaços atrás.
Vanderson - 5 - Não teve muito que fazer, pois os meias palmeirense quase não apareciam no jogo. Quando apareciam eram parados com falta.
Renan - 6,5 - Firme na marcação conseguiu dar uma melhor saída de bola ao meio-campo do Vitória.
Jackson - 7 - Se movimentou bastante, cavou faltas perto da área que levaram perigo ao Palmeiras até o final. Ainda arriscou alguns chutes de fora da área.
Willians - 6,5 - Não teve muita facilidade para passar pela marcação palmeirense no primeiro tempo e no segundo tempo se movimentou bem até ser substituído.
(Adriano) - 5,5 - Entrou aos 30 do segundo tempo e não chegou a levar perigo a Marcos.
Ricardinho - 4 - Quase não apareceu no jogo, se movimentou pouco.
(Marco Antônio) - 5,5 - Entrou junto com Adriano para dar novo gás ao ataque baiano, mas não foi eficiente.
Marquinhos - 6 - Se movimentou com velocidade e com a técnica abriu espaços, mas não concluía bem.
Vagner Mancini - 6 - Faltou mira e sorte para a equipe conseguir achar o gol. As substituições não surtiram efeito na equipe.
Palmeiras
Marcos - 8 - Fez grandes defesas, principalmente em chutas de fora da área.
Maurício - 6,5 - No primeiro tempo foi bem, mas no segundo tempo não conseguia ganhar uma bola dos atacantes do Vitória. É mais seguro quando há alguém na sobra.
Gustavo - 6 - É exagerado em alguns lances, mas estava bem na sobra, até fazer a linha com 4 jogadores no segundo tempo e perder muitos lances para o time baiano.
Martinez - 6,5 - Dá mais qualidade à saída de bola do Palmeiras, mas não é um exímio marcador.
Fabinho Capixaba - 4 - Hoje marcou bem, mas em compensação não criou nada no ataque quando se apresentou.
Jumar - 5,5 - Marcou bem, mas errou alguns passes ao sair para o ataque proporcionado perigosos contragolpes.
(Léo Lima) - 5 - Entrou discreto no jogo, mas conseguiu um bom cruzamento mal aproveitado por Gustavo.
Sandro Silva - 4,5 - Muito discreto no jogo e errou alguns passes importantes assim como Jumar.
Evandro - 4 - Não apareceu no jogo, a não ser na cobrança dos escanteios e faltas.
(Alex Mineiro) - 5,5 - Entrou com vontade, mas pouco conseguiu fazer no ataque.
Jefferson - 4 - Deu espaços atrás e quando chegou ao ataque foi sempre previsível. Quando deveria fazer o esperado, chutou para fora e desperdiçou grande chance ao não cruzar para Diego.
(Denílson) - 4 - Entrou, sofreu faltas, reclamou e só.
Diego Souza - 4,5 - Muito discreto no jogo assim como Evandro. Perdeu grande oportunidade no primeiro tempo.
Kleber - 7 - Correu e criou várias jogadas que pararam no goleiro Viafára. Não foi muito auxiliado pelos laterais e meias e por isso tentou resolver sozinho.
Wanderlei Luxemburgo - 6 - Acertou ao congestionar o meio-campo, mas seu time poderia ter sido um pouco criativo e abusado. Precisa voltar com Élder Granja ao time titular.

Cobertura do jogo Vitória x Palmeiras

Não perca neste blog, após o término da rodada, a cobertura do jogo Vitória x Palmeiras com análise da partida, além de notas para os jogadores das duas equipes!
O jogo será transmitido pelo canal pago Sportv e pelo sistema pay per view do Premiere, e logo após o seu término você saberá como foi o desempenho das duas equipes na partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Não perca!

Cada um no seu quadrado


Após o término da Série B, quatro equipes foram rebaixadas. A última foi o Marília, que fez sua parte vencendo o Ceará em casa. Porém, o Marília dependia de uma combinação de resultados que envolvia no mínimo um empate do Corinthians em Natal. O alvinegro perdeu e o América-RN se salvou.


Após o término das partidas a imprensa esportiva criticou exaustivamente o Corinthians e o técnico Mano Meneses por darem férias aos jogadores e colocarem o time reserva (pra falar a verdade, os reservas dos reservas) em campo. Para estes jornalistas o Corinthians faltou com respeito com o Marília e deveria ter encarado seriamente o jogo, com sua força máxima.


Calma lá! O que o Corinthians tem a ver com as outras 37 rodadas em que o Marília não teve competência para vencer seus jogos e se manter na segundona. Dar férias antecipadas para o elenco foi uma estratégia traçada desde o início da competição. O Timão foi competente do começo ao fim para garantir o acesso, ser campeão e ainda ultrapassar o Palmeiras no aproveitamento da competição, se tornando o time com melhor campanha da história da Série B.


Podem falar que o Marília caiu por causa do elenco, do treinador, da diretoria e atá da torcida. Mas o último culpado desse descenso é o Corinthians.
Foto: Arquivo / globoesporte.com

A maldita mala branca

O já tão discutido assunto da mala branca do futebol voltou à tona, afinal estamos no fim de um campeonato. O meia do Palmeiras Evandro afirmou há poucos dias que ano passado, quando defendia o Atlético PR, recebeu junto com os outros jogadores uma quantia para que tirassem pontos do Corinthians.

O dinheiro foi dado, segundo o jogador, pelo Goiás que na época brigava com a equipe paulista contra o rebaixamento. O jogo acabou 2 x 2, mas Evandro afirma que o dinheiro nem sequer passou pela sua cabeça durante o jogo. Mas os jogadores aceitaram o prêmio e comemoraram o empate no vestiário.

O meia Hugo também afirmou que já recebeu a mala branca quando estava no Juventude em 2003, mas não revelou mais detalhes. Todas essas revelações fizeram com que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por meio de seu Procurador-Geral, Paulo Schmitt, resolvesse abrir um inquérito para revelar o caso.

Será difícil, pois esses acordos acontecem cada vez mais “por baixo dos panos”, nos bastidores do futebol. Esse artifício é completamente errado e antiético. O jogador é pago para jogar e buscar a vitória sempre, ele deve satisfações ao clube que paga os seus salários e principalmente à torcida.

Os times tem de entrar buscando a vitória naturalmente, e não apenas porque receberam uma certa quantia de um clube interessado no resultado do jogo. Triste é saber que isso continuará. O STJD possui provas o suficientes para investigar o caso e punir os culpados, nesse caso quem recebe e quem entrega a mala branca.

Imagem - Editoria de arte/Globoesporte.com

Roque Junior é confundido com Toni Garrido no aeroporto de Salvador

Uma situação inusitada ocorreu ontem no desembarque do Palmeiras no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador para o jogo contra o Vitória pela penúltima rodada do Brasileiro.

Não, não teve briga. Dessa vez a situação estava tranqüila. 200 torcedores esperavam pelo jogadores no saguão, e assim que a equipe chegou o grupo começou a fazer a festa. Eram batuques e grito pedindo que Luxemburgo ficasse no Palmeiras em 2009.

Muitos torcedores queriam autógrafos e fotos com os atletas. Até aí tudo bem. O problema foi que muitos deles confundiram o cantor Toni Garrido com o zagueiro Roque Junior por culpa de seus cabelos. O cantos sem graça com a situação indicava o goleiro Marcos para que as pessoas fossem até ele, mas muitos não resistiram e pegaram autógrafos e fotos com Toni.


Imagem - Divulgação/Globoesporte.com

2009 com ou sem Libertadores

O técnico Vanderlei Luxemburgo prepara dois tipos de planejamento para o ano que vem pelo Palmeiras. Um será usado se o clube se classificar a Libertadores e o outro planejamento ocorrerá se a equipe ficar apenas com a Sul - Americana e a Copa do Brasil.

Além da questão da premiação com valores diferentes em cada competição, a diretoria analisará também o perfil dos reforços que poderão chegar ao Palmeiras. O treinador não revelou nomes, mas podemos imaginar qual seria o perfil dos jogadores de cada competição:

Libertadores: Jogadores que sabem aliar a técnica à raça suportam pressão, níveis altos de altitudes e tenham uma certa bagagem com competição desse porte.

Sul-Americana: Jogadores que possuem técnica refinada para fugir da marcação muitas vezes desleal e dos estádios em condições ruins que a competição apresenta.

As competições apresentam perfis semelhantes, mas a força da Libertadores ainda impera na América do Sul.

Definição sobre Kleber é adiada

O futuro do atacante Kleber ainda não foi resolvido. Após a viagem à Europa de Giuseppe Dioguardi, agente do jogador, todos esperavam que a situação estivesse resolvida. Porém, em contato com o site Gazetaesportiva.net, Giuseppe afirmou que apenas revelou a vontade de Kleber em permanecer no Brasil aos dirigentes do Dynamo de Kiev, da Ucrânia, clube que detém os direitos sobre Kleber. Mas o caso ainda não está resolvido.

Quando iniciou a viagem o agente havia conseguido a metade da quantia de US$ 8 milhões, valor correspondente aos direitos federativos do atacante. Os outros US$ 4 milhões ficariam a cargo do Palmeiras.

Dioguardi evita comentar sobre a questão financeira do assunto, e diz ainda que os ucranianos não devem responder tão rapidamente. O Dynamo não aceita emprestar o jogador por seis meses ao Palmeiras, pois já fez isso em outras duas vezes. Querem vendê-lo em definitivo ou podem pensar em um novo empréstimo a outro clube.

Kleber afirma que, se sair, quer pelo menos deixar o Palmeiras na Libertadores de 2009.

Luxa começa a recuperar a felicidade no Palmeiras


O técnico Vanderlei Luxemburgo quebrou o silêncio com a imprensa. O treinador disse que não falaria mais nada até o jogo contra o Vitória, domingo. Ele afirmou na última sexta-feira que já começou a recuperar a alegria de dirigir o alviverde.

Diz que encontrou novamente a motivação e até já se sente diferente no comando da equipe. Luxa havia afirmado no último domingo que precisava repensar a carreira, pois não estava contente no Verdão, estava sem motivação.

Dois dias depois, emitiu um comunicado à imprensa dizendo que permaneceria no Palmeiras em 2009. Enfim, estranho alguém perder sua motivação, aparecer cabisbaixo em um dia e desmentir o que ele mesmo havia falado dois dias depois. Cinco dias após o ocorrido e lá está a motivação de Luxa de volta.

Estranho ou não, é bom para o Palmeiras, que teria muitas dificuldades em segurar a parceria com a Traffic caso Luxa fosse embora. Mais difícil ainda seria encontrar outro treinador à altura no mercado.

Imagem - Ricardo Bakker/Diário de S.Paulo

sábado, 29 de novembro de 2008

Oráculo manda scraps

Previsões acontecem desde as épocas mais remotas da existência humana. Oráculos são conhecidos desde a Grécia Antiga. Mas agora a tecnologia também chegou aos oráculos. Eles mandam scraps. Isso mesmo.

Um torcedor gremista recebeu a mensagem de um oráculo dizendo que o Grêmio vai ser campeão do Campeonato Brasileiro deste ano. Confira a imagem abaixo. Você acredita?




América vence o Timão e escapa do rebaixamento

O jogo começou truncado no meio-campo e com muitas faltas. Mas logo aos 6 minutos o América abriu o placar. Souza cruzou e o zagueiro Alves desviou. Gol contra do jovem jogador que foi uma das apostas de Mano Menezes.
A partir daí o primeiro tempo foi lá e cá, com chances para ambos os times. Mas se de um lado tinha a qualidade de Souza, do outro tinha Bebeto. Não preciso dizer mais nada. O atacante recebeu um 'vale-gol' de Eduardo Ramos, mas desperdiçou bizonhamente. Ainda no primeiro tempo Otacílio Neto perdeu pelo menos três chances. Num jogo que não vala 'nada' para o Timão, perder um gol desses não pesa tanto. Mas na Série A em que cada gol, cada ponto pode valer o título, a diretoria tem que pensar um pouco melhor em quem vai ser o ataque do Timão.
No segundo tempo Mano fez alterações para ver se mudava algo no ataque do Timão. Parece que só piorou. Marcel nada fez, Careca e Bebeto lutam pra ver quem perde mais gols. Rafinha quade não tocou na bola e não conseguiu mostrar sua qualidade no Corinthians. É verdade também que o jovem meio-campista teve apenas uma oportunidade exceto essa quando jogou com o Barras-PI pela primeira rodada da Copa do Brasil.
O Timão atacava sem objetividade e o América chegava nos contra-ataques com muito perigo, podendo ampliar a vantagem a qualquer momento. Em uma das chances o jovem goleiro Rafael salvou a pátria. Na segunda, Perdigão salvou o que foi a chance mais clara de gol do América no jogo.
Jogo aos 45 do segundo tempo. Tudo correndo perfeitamente para o árbitro gaúcho quando ele marca um pênalti para o América. Um pênalti que não existiu, na saída do goleiro Rafael que tocou a bola e somente a bola. Gol de Aloísio para confirmar a vitória do alvirrubro. Vitória do time que foi superior durante maior parte dos 90 minutos do jogo
Com a vitória, o América escapa do rebaixamento e afunda o Marília para a Série C. O Corinthians não teve sua condição alterada. O que vai alterar com certeza é o plantel do time de PSJ para a temporada 2009. É aguardada ainda hoje a lista de jogadores dispensados pela diretoria e por Mano Menezes. Você confere a lista aqui, no Arquibancada Online, assim que ela for divulgada.

Oposição continuará com Luxa se vencer

Em entrevista realizada na última quinta-feira, o provável candidato do grupo que faz oposição ao atual comando do Verdão, Roberto Frizzo, revelou que desejaria continuar com Vanderlei Luxemburgo no comando da equipe caso vença as eleições que serão realizadas no Palestra.

O candidato diz, apenas, que pensaria em reavaliar o salário do treinador, não pelo seu desempenho, mas pelo o que o clube pode pagar no momento. Luxemburgo é o treinador mais bem pago do futebol brasileiro e a condição financeira do Palmeiras não é das melhores.

Para Frizzo, Luxemburgo é um técnico de ponta, com uma comissão técnica muito boa. Porém, o Palmeiras não pode pagar mais do que sua situação permite e por isso o salário de Luxa e de sua comissão técnica poderiam ser revistos.

Imagem - AE - Agencia Estado

Luxa chama a atenção para o jogo de domingo

Vanderlei Luxemburgo buscou ressaltar ao elenco alviverde a importância do jogo de domingo contra o Vitória, no Barradão. O treinador afirma que o time entrará em busca da vitória para depender apenas de si mesmo na luta por uma das vagas da Libertadores.

O Palmeiras disputa com Flamengo e Cruzeiro por duas vagas na competição continental e em caso de vitória do alviverde domingo e derrota do Flamengo para o Goiás no Maracanã, o clube paulista conquistará por antecipação uma das vagas.

Luxemburgo, inclusive, não acredita que o que aconteceu em 2007, quando o Verdão perdeu a vaga para a mesma competição em casa, aconteça de novo nesse campeonato. O treinador diz acreditar no elenco que tem e na força que o Palmeiras possui em seus domínios.

Luxa acredita em crescimento de Diego

O técnico Vanderlei Luxemburgo afirmou nesta sexta-feira que acredita no potencial do meia palmeirense Diego Souza, O treinador acredita que o atleta não rendeu tudo o que poderia durante esta temporada, mas em 2009 acredita que, assim como outros jogadores do elenco, Diego deverá melhorar seu desempenho pelo clube paulista.

Diego chegou ao Palmeiras em janeiro desse ano, após uma complicada negociação com o Benfica, de Portugal. Segundo o próprio atleta, havia outros 3 interessados em seu futebol, mas ele decidiu pelo Palmeiras, pois a figura de Luxemburgo pesou muito em sua decisão.

Por meio da Traffic, empresa parceira do Palmeiras que pagou R$ 9,7 milhões pelo jogador, o meia desembarcou no Palestra como a grande contratação do Palmeiras na temporada. Começou de forma discreta o Campeonato Paulista, mas logo se tornou titular.

No time campeão paulista, Valdívia jogava como um meia ofensivo autêntico e não tinha que se preocupar com a marcação, que ficava a cargo de Pierre, Léo Lima e Diego Souza. Com isso Diego tinha de criar a ajudar na marcação, função muito diferente da que exercia pelo Grêmio, vice-campeão da Libertadores em 2007.

Após a saída do chileno Diego passou a exercer a função que desempenhava no clube gaúcho. Cresceu de produção, mas a irregularidade ainda o atrapalha demais. Em alguns jogos fora de casa o meia sequer foi notado em campo, em outros decidiu o jogo a favor da equipe. Porém, Diego caiu de produção junto com todo o time e no último jogo foi parar no banco de reservas dando lugar a Evandro.

Luxa ainda afirmou que o Palmeiras acertou ao contratar Diego e tem certeza que o meia crescerá na temporada de 2009. Diego volta ao time titular já na próxima partida do Verdão contra o Vitória, neste domingo, no Barradão.

Imagem - Ari Ferreira/Lancepress

Jogadores têm que fechar a boca


Declarações polêmicas sempre estiveram no mundo do futebol. É histórica a presença de jogadores e dirigentes que abrem a boca por qualquer motivo e sem pensar. Porém a preocupação agora é outra: a alimentação.


A nutricionista Christine Neves, fez cardápios personalizados para cada jogador do elenco de acordo com o gosto de cada um. Essa medida visa evitar que as férias façam com que os jogadores fiquem com aquela barriga já vista em muitos jogadores, alguns até campeões do mundo (e que barrigão, hein!?).


As principais orientações foram para que os atletas evitassem a ingestão de gordura e cerveja. "Vamos comer bastante peixe e não tanto churrasco", disse Mano, apelando para o tom irônico e arrancando risadas do elenco. A reapresentação do elenco acontece dia 26 de dezembro. Que até lá não apareça mais nenhum gordinho no Timão.
Fotos: Arquivo / AE

Luxa defende Marquinhos

O treinador do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, evitou aumentar a polêmica em torno da presença do meia Marquinhos na equipe do Vitória no jogo de domingo, no Barradão. Segundo o comandante alviverde, não se deve questionar o profissionalismo de Marquinhos, que estará em campo para defender sua atual equipe e não para prejudicar a futura.

O treinador, inclusive, citou o caso do lateral-direito do Vasco, Wagner Diniz, que enfrentou o São Paulo, clube que possui um grande interesse em contratá-lo, no último domingo em partida decisiva para ambas as equipes.

O comportamento do jogador em campo sequer foi discutido e Luxa acha que se deveria fazer o mesmo em relação a Marquinhos. O meia foi contratado pela Traffic, empresa parceira do Verdão e chegará ao clube paulista após o final do campeonato.

Imagem - Divulgação/Agência Estado

Keirrison deve chegar apenas em abril

O atacante Keirrison não deve chegar ao Palmeiras antes de abril. É o que revela o jornalista Paulo Vinícius Coelho em seu blog.

Segundo PVC, a diretoria do Coxa alega que possui 100% dos direitos sobre o atacante e não irá liberá-lo antes de abril, época que vence o seu contrato com o time catarinense e o jogador ficará livre para ir para qualquer clube.

A Traffic, parceira da equipe paulista, diz ter 80% dos direitos de Keirrison, mas esse pendência judicial pode fazer com que o atleta não sai do coxa antes do fim do contrato para evitar problemas futuros. Marcos Malaquias, agente do jogador, confirmou a PVC que será difícil o Palmeiras tirar Keirisson do Coritiba antes de abril.

Sandro Silva encara o Vitória

O volante Sandro Silva foi liberado pelo departamento médico do Palmeiras nesta sexta-feira e estará à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo para a partida de domingo contra o Vitória, no Barradão.

O jogador saiu reclamando de uma lesão no braço esquerdo no treino da última quinta, porém após ser submetido a uma radiografia no local foi constatado que nada de grave ocorreu. O volante voltou aos treinos nessa sexta-feira e deverá ser titular na partida de domingo.

Imagem - José Patrício/AE

Diego Souza entra no lugar de Alex Mineiro


O técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu uma mudança inesperada no treino desta sexta-feira na equipe que encara o Vitória no próximo domingo, no Barradão. O meia Diego Souza, que ficou no banco de reservas no último jogo do Verdão, entrará no lugar do atacante Alex Mineiro.

Segundo Luxemburgo, esta é uma mudança normal que não implica em um afastamento de Alex. O treinador considera que a equipe baiana tem um forte poderia ofensivo e com isso, o mais prudente será congestionar o meio-campo e liberar os laterais.

Por esse mesmo motivo, Luxa treinou exaustivamente jogadas de linha-de-fundo com os laterais Fabinho Capixaba e Jefferson, que entra no lugar do suspenso Leandro. Podemos esperar por um Palmeiras rápido pelas laterais, utilizando Kleber como pivô ou ainda para lançamentos longos.

Diego deve armar as jogadas junto com Evandro e quando não estiver com a bola aparecerá como segundo atacante para auxiliar Kleber. Sandro Silva e Jumar, no lugar de Pierre, suspenso, podem aparecer como opções para o chute. Com os dois volantes o Palmeiras ganha em velocidade e consistência, mas perde na marcação.

O torcedor palmeirense torce para que o time não fique exposto sem Pierre, que os laterais consigam efetuar boas jogadas e que Kleber não fique isolado no ataque. Será um grande jogo e o Palmeiras pode até conquistar a vaga antecipadamente a Libertadores.

O Palmeiras entrará em campo com: Marcos; Gustavo, Maurício e Martinez; Fabinho Capixaba, Jumar, Sandro Silva, Evandro e Jefferson; Diego Souza; Kleber.

Denílson, Léo Lima, Alex Mineiro e Élder Granja ficam como boas opções para o segundo tempo.

Imagem - Diário de S.Paulo

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Paulistão é obrigação


Adeus ano velho, feliz ano novo! O Corinthians terminou 2008 exaltado. O time cumpriu o que se esperava dele e ainda quase excedeu essas expectativas. Por um gol o Timão não foi campeão da Copa do Brasil. Mas a bola da vez é o Paulistão 2009. O campeonato, muitas vezes menosprezado pelas equipes paulistas pode ser o termômetro para o ano do alvinegro.


O time chegará em 2009 com mais tempo de descanso, além de ter o time formado muito antes do previsto pelos outros clubes grandes de São Paulo. O presidente Andres Sanches disse que quer o time fechado dia 10 de dezembro. Pode ser uma data um pouco irreal, mas que pelo menos a diretoria se mexa para que isso ocorra o quanto antes.


Além disso, as equipes paulistas ainda estão disputando o Brasileirão e vêm tendo um desgaste muito acima do normal. Por todos esses fatores, aponto o Corinthians como favorito e com maior obrigação de levantar a taça, já que o clube não realiza tal fato desde 2003.
Foto: Arquivo / AE

Seleção da Série B tem quatro jogadores do Timão


Foi divulgada hoje a seleção do Campeonato Brasileiro da Série B. Quatro jogadores do Corinthians estão na lista. O zagueiro Chicão, o lateral-esquerdo André Santos, o meia Douglas e o atacante Herrera. Douglas ainda foi eleito craque do campeonato, André Santos o Craque da Torcida e Felipe o goleiro menos vazado da competição.

Mas alguns jogadores do Timão poderiam estar facilmente nessa lista. O atacante Dentinho, o goleiro Felipe e o zagueiro Willian não devem nada aos outros selecionados e tenho convicção que as atuações de Felipe e Willian foram muito superiores à dos outros selecionados. Dentinho concorreu com Túlio que foi o artilheiro isolado da competição. Essa passa. Mas se oito dos onze titulares do Timão fossem escolhidos, não seria exagero nenhum.

Foto: Arquivo / AE

Conca ou Herrera?


O atacante Herrera vem sendo uma das principais armas do Corinthians em 2008. Com velocidade, oportunismo e, o que a Fiel mais preza: RAÇA. Mas o valor que foi pedido para que Herrera continue no clube de PSJ é de US$ 2,4 mi, valor este que já chegou a ser de US$ 3,5 mi.



Mas o meia Dario Conca, hoje no Fluminense, tem seu preço fixado pelo clube das Laranjeiras em US$ 2,8 mi. O São Paulo já demonstrou interesse no meia, já que Hugo e Jorge Wagner não são exatamente meias de criação pela esquerda. Jorge vem atuando como ala e Hugo chega mais como um terceiro atacante, um meia finalizador. Quem valeria mais a pena o Corinthians investir?



Foto: AFP / Getty Images

Ética ou mercado do futebol?


O gerente de futebol do Palmeiras, Toninho Cecílio, revelou nesta quinta-feira que o suposto interesse do arqui-rival Corinthians em contar com os jogadores Martinez e Kleber, titulares no Verdão, o deixou irritado.

Segundo Toninho, faltou ética por parte do Corinthians ao demonstrar interesse em jogadores que ainda disputam o Brasileiro.

Ora Toninho, isso, por acaso, é errado hoje em dia no futebol? Afinal, o Palmeiras já praticamente acertou com Keirrison e Marquinhos que ainda disputam o Brasileiro por Coritiba e Vitória, respectivamente. E ainda corre atrás de outros que seguem na disputa de outros torneios.

Isso, infelizmente não é errado, e os jogadores já até parecem se acostumar com tal situação. Cabe ao Palmeiras correr para renovar com os jogadores, pois corre o risco de perdê-los não só para o Corinthians, mas também para outros clubes interessados.

Imagem - Divulgação/Assessoria de Imprensa do Palmeiras

Ajuda à Santa Catarina

O Palmeiras por meio do Clube dos 13 promoverá uma ação de ajuda ao Estado de Santa Catarina que sofre com pesadas chuvas há semanas. A entidade, que reúne os 20 maiores clubes do Brasil, colocará neste final de semana postos de coleta de donativos nos estádios de Flamengo, São Paulo, Internacional e Coritiba.

O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, enviou um comunicado a todos os membros da entidade pedindo que os clubes participem das campanhas de ajuda e solicitando que a ação nos estádios continue também na última rodada.


Imagem - James Tavares / SECOM

Bem menos Diego Souza...


A confusão envolvendo o meio-campista Diego Souza e o presidente do Palmeiras, Afonso Della Mônica, nos últimos dias levanta a questão da subordinação em uma empresa. Afinal, se o futebol está cada vez mais comercial é natural que seja tratado como tal.

O presidente da empresa, insatisfeito com o rendimento de um funcionário, lhe faz uma cobrança lembrando que sua contratação foi algo extremante complicado e por isso espera que o profissional melhore seu desempenho.

O único erro de Della Mônica foi ter feito essa cobrança publicamente, quando ela deveria ter ocorrido em uma sala, com as portas fechadas. Diego se revoltou contra a declaração do presidente, mas se parar pra pensar, perceberá que não jogou o que todos esperavam.

Não é certo culpá-lo sozinho pelas derrotas do Palmeiras, mas é certo cobrá-lo pelas suas atuações. Diego tem sim futebol para ser um ídolo da torcida palestrina, mas precisa começar a jogar bem e evitar criar confusões, principalmente com o presidente da empresa.
Imagem - Ari Ferreira/Lancepress!

Os jogadores emprestados do Palmeiras

O Palmeiras junto com sua parceira Traffic reformulou o elenco durante o ano para reforçar a equipe. 20 novos jogadores chegaram, além do técnico Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica. Para tanto, diversos jogadores tiveram seus contratos de empréstimos renovados e, além disso, outros tiveram de ser emprestados ao longo do ano.

Os jogadores voltam ao fim do Brasileiro e esperam pela decisão da diretoria e comissão técnica sobre ficar ou não no Palmeiras. Alguns serão vendidos e outros novamente emprestados.

Segue a lista de jogadores emprestados do Alviverde:

Laterais: Paulo Sérgio (Grêmio) e Valmir (Vasco)
Zagueiros: Leonardo Silva e Thiago Gomes (ambos do Vitória)
Volantes: Reinaldo (Náutico), Makelele (Grêmio), Wendel (Santos) e Francis (Atlético MG)
Meias: William (Náutico), Marcelo Costa (Juventude)
Atacantes: Luís (Juventude), Beto (Bragantino), Cláudio (Marília), Enílton (Sport), Washington (Portuguesa), Max (América RN) e Osmar (Vitória)

Dessa lista o único que poderia efetivamente auxiliar o Palmeiras é o volante/lateral Wendel que se deu muito bem no Palmeiras, mas não voltará ao Palestra, pois Luxemburgo não gosta do seu estilo de jogo. O Santos afirma não ter como pagar para ter o jogador em definitivo.

Já os outros deverão ser emprestados aos times do interior que disputarão o Campeonato Paulista ou serão vendidos.

Leonardo Silva de fora do jogo de domingo

O zagueiro Leonardo Silva do Vitória desfalcará a equipe baiana no jogo de domingo contra o Palmeiras no Barradão. O jogador foi emprestado pelo time paulista ao Vitória até o final desse ano e por meio de uma cláusula em seu contrato ele fica impedido de atuar contra a ex-equipe.

Leonardo chegou a pedir que a diretoria palmeirense o liberasse para o jogo, mas o Verdão não aceitou. O jogo é de extrema importância para que o clube paulista conquiste uma vaga para a Libertadores de 2009. Se vencer e o Flamengo perder do Goiás no Maracanã, o alviverde já estará automaticamente classificado para a competição continental.

Além de Leonardo Silva, o Vitória também não poderá utilizar o atacante Osmar e o, também zagueiro, Thiago Gomes, atletas emprestados pelo Palmeiras. O recurso de proibir por contrato que atletas emprestados atuam contra as equipes que detêm seus direitos é cada vez mais comum no futebol brasileiro

Se utilizar qualquer um desses jogadores o Vitória terá de pagar uma multa de R$ 200 mil por atleta.
Imagem - AFP

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Falastrão pra lá, falastrão pra cá


Não é de hoje que dirigentes de futebol trocam farpas em declarações, principalmente em se tratando dos maiores clubes de São Paulo. Roque Citadini, Andres Sanches, Marco Aurélio Cunha e Toninho Cecílio encabeçam a lista de dirigentes que, as vezes, falam mais do que devem. A bola da vez foi o dirigente alviverde, Toninho Cecílio que desaprovou a atitude de Sanches de anunciar o interesse em jogadores que ainda disputam a competição nacional, inclusive dois de seus atletas: Martinez e Kléber.


- Eu não tenho dúvida que faltou ética ao Corinthians ao demonstrar interesse no Martinez e no Kléber durante a disputa do Campeonato Brasileiro. Seria o mesmo que o Palmeiras oficializasse a intenção de contratar o Morais, Douglas, Herrera e André Santos. Eu não faria isso - afirma o gerente de futebol alviverde em entrevista ao Portal Globo Esporte. Toninho ainda disse que o Palmeiras já abriu as negociações para renovar com os dois atletas que interessam a Vanderlei Luxemburgo para a próxima temporada.


A questão é que Andres apenas disse que são excelentes jogadores e que interessam ao Timão. O que há de errado nisso? Caso mais grave seria se um dirigente corinthiano negociasse com esses atletas sem que o Palmeiras soubesse, o que não ocorreu nesse caso. É muita palavra pra pouco trabalho...
Foto: Reinaldo Marques / Terra

Pra 'Simon' do Timão, não


Último jogo do Corinthians no ano. Deveria ser apenas mais um jogo, já que o alvinegro já subiu, garantiu o título e, o melhor, superou o Palmeiras no aproveitamento na competição. Um jogo que não vale absolutamente nada, mas será cercado de olhares por todos os lados. Não por causa do Corinthians e muito menos por causa do América-RN. O árbitro da partida será Carlos Eugênio Simon, árbitro experiente que já foi a 3 Copas do Mundo, mas que não vive um momento muito favorável. Errou bizonhamente no jogo entre Cruzeiro e Flamengo na 36ª rodada do Brasileirão, jogo decisivo na disputa por uma das vagas para a Libertadores, ao não marcar um pênalti para o time da Gávea.


Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, assegurou uma punição exemplar ao árbitro: "Sempre dou minhas opiniões de acordo com o que vejo em um primeiro momento. Em minha opinião foi pênalti. Porém, em primeiro lugar, conversarei com o árbitro. É preciso assumir sua responsabilidade, mas o árbitro não infalível. Vamos analisar para ver a punição que iremos ter", disse à Rádio Globo.


E agora, Sérgio? Cadê a punição? Vai deixar agora o Simon apitar o último jogo do ano do Corinthians? Uma partida que deveria ser arbitrada pelo árbitro que tivesse mostrado maior competência dentro da própria Série B.

Clima "pesado" no treino de quarta do Palmeiras

Uma jogada mais ríspida entre Roque Junior e Thiago Cunha provocou um leve desentendimento entre os jogadores no treino da última quarta-feira no Palmeiras.
Em entrevista aos jornalistas após a atividade Roque afirmou que o que aconteceu é algo normal e não deve ser encarado como uma briga ou algo que possa desestabilizar o grupo.
Bem humorado o zagueiro ainda brincou com um dos jornalistas perguntando se o mesmo era sempre calmo na redação.

Diego Souza e o Palmeiras


Uma questão envolvendo o meia Diego Souza e o presidente do Palmeiras Afonso Della Monica sacudiu o Palmeiras nos últimos dias. O presidente palmeirense afirmou que Diego poderia ter jogado mais por tudo o que envolveu sua contratação.

O meia não gostou da declaração do presidente e, irritado, afirmou em entrevista ao diário Lance! que se Della Monica não está contente com o jogador deve procurar a parceira Traffic e buscar soluções para o problema.

Diego ainda afirmou que não é justo apenas ele ser considerado o culpado pelas derrotas do time. Em um avaliação sobre seu ano de estréia no Palmeiras, Diego considerou que não começou bem o ano pois não vinha de uma boa pré-temporada.Porém, segundo o jogador, durante o ano ele cresceu de produção e ajudou a equipe paulista com gols e atuações importantes.

Questionado se esse desentendimento com o presidente palestrino pode resultar em um empréstimo à algum clube, Diego apenas afirmou que quer continuar no Palmeiras mas acha que Della Monica deveria buscar soluções junto com a Traffic para resolver a situação.
Diego foi contratado junto ao Benfica de Portugal no início do ano por R$ 9,7 milhões, quantia paga pela parceira palmeirense Traffic. Foi a contratação mais cara do Verdão para a temporada.

Imagem - Ari Ferreira/Lancepress!

Novo camisa 9 do Timão deve ser Brandão


O treinador do Shakhtar Donetsk, clube em que atua o centroavante Brandão, concordou em ceder o jogador por empréstimo de um ano para o Corinthians. Uma das peças-chave da negociação é o diretor de futebol do Corinthians, Antonio Carlos Zago. O dirigente é amigo pessoal do treinador ucraniano e vem conversando sobre a possível transação desde o meio do ano.
A disputa por uma vaga no ataque do Timão promete ser acirrada em 2009, já que Herrera também será um candidato à vaga. Dentinho é considerado pela torcida e por Mano titular absoluto na posição. Quem você prefere: Brandão ou Herrera?

Por quê o Palmeiras tornou-se previsível?

Uma das maiores reclamações da torcida palmeirense hoje se refere a como o Palmeiras se tornou um time tão previsível. O Palmeiras deixou de marcar gols com jogadas bem construídas que envolvam triangulações, lançamentos, enfiadas de bola. Hoje se resume a um time que espera pela falha do adversário ou que abusa das jogadas aéreas.
Os últimos gols do Palmeiras no Brasileiro surgiram de bolas cruzadas e isso mostra a falta de criatividade do time paulista. Quando o time tem de fazer gols desespera qualquer torcedor, pois a criatividade e ousadia que eram vistas no começo do ano já não existem mais.
Kléber é um guerreiro que briga por todas as bolas mas tem que, constantemente, sair da área para buscá-la e deixa Alex Mineiro isolado na frente. Os laterais caíram de rendimento e pouco chegam ao ataque. Quando chegam, erram demais.

Os volantes têm dificuldade em achar espaços para jogar pois Diego Souza e Evandro congestionam o meio e pouco ajudam a equipe de fato.

Para resolver esses problemas Luxa poderia deixar Alex Mineiro na área, pela sua forte presença e abrir de um lado Kléber e do outro Diego Souza, sendo que este último flutuaria entre meio-campo e ataque armando as jogadas.

Além disso poderia escalar Pierre como o protetor da defesa composta por Gustavo e David (quando este voltar). Com isso poderia deixar Sandro Silva como opção de passe na saída de bola, o que não o isentaria da marcação. Os laterais atuariam da melhor forma que sabem, no 4-4-2. Afinal, Élder Granja e Leandro não são alas e sim laterais.

Como terceiro homem do meio campo Vanderlei poderia utilizar Martinez ou Evandro. Os dois tem qualidade nos passes curtos, mas Martinez é mais ousado e chega com mais perigo ao ataque.

Luxa precisa ajustar o time, pois a equipe não possui jogadas e parece jogar "no desespero", ganhando ou perdendo.
Imagem - Imagem - Arquivo/AE

Palmeiras sem Valdívia

Muitos diziam que após a saída do chileno Valdívia o Palmeiras melhoraria seu estilo de jogo. O meio-campista saiu, o alviverde ameaçou uma melhora, mas logo deixou algo, que já era esperado, acontecer: tornou-se uma equipe previsível.
Valdívia segurava mais a bola, centralizava as jogadas, mas sabia distribuí-las no tempo certo para as infiltrações dos laterais. Executava bons lançamentos para os atacantes e quando estava sem a bola posicionava-se nas laterais do campo e assim permitia a chegada dos volantes.
Não é a toa que Pierre e Léo Lima chegavam muito mais ao ataque quando o chileno atuava no Verdão. Diego Souza até agora não conseguiu chamar a responsabilidade para tornar-se o "craque" do time. E isso faz falta para a torcida!

Valdívia ficou no Palmeiras o tempo suficiente para tornar-se ídolo da torcida que hoje espera por uma nova estrela. Irregular, o meia deixou a desejar em algumas partidas, mas crescia nos clássicos e às vezes, mesmo apagado, conseguia executar jogadas de efeito que deixavam os companheiros na cara do gol.

Se Valdívia voltasse ajudaria e muito o Palmeiras, mas ele só voltará após passar uns bons anos na Europa. Se voltar!
Imagem - Marcelo Ferrelli/Gazeta Press

E agora Marquinhos?


Uma situação inusitada, porém comum no mercado atual do futebol. O atacante Marquinhos, do Vitória, próximo adversário do Palmeiras no Basileirão, pode tirar seu futuro clube da Libertadores de 2009. Marquinhos acertou sua transferência para a equipe paulista em janeiro do ano que vem por meio da parceira alviverde Traffic.

O jogador, porém, defende as cores do Vitória e se ajudar seu atual clube a ganhar do Verdão no próximo domingo poderá consequentemente tirar os paulistas da próxima edição da competição continental.

Não acredito, sinceramente, que o jogador fará qualquer tipo de "corpo mole" para não prejudicar seu futuro time e isso é o certo! Marquinhos ainda é pago pelo Vitória e tem um compromisso com a torcida, com a diretoria e com seus companheiros de equipe.

Se o Palmeiras perder para o Vitória e consequentemente perder sua vaga na Libertadores será por erros próprios e não porque um time ou um jogador atrapalhou.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Timão solidário



Uma atitude nobre merece destaque no Corinthians. Não é só nos gramados que o alvinegro dá show. O Timão anunciou em seu site oficial que irá arrecadar alimentos não-perecíveis, roupas e colchonetes para as vítimas dos temporais que causaram estrago no Estado de Santa Catarina nos últimos dias.


Atitudes como esta merecem atenção dos outros clubes. O que é bom tem que copiar. E uma esse ato deve ser copiado por todas as grandes empresas do Brasil, sejam elas clubes, bancos, etc. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, passa de 100 o número de mortos em decorrência das enchentes no Estado.
Foto: Prefeitura Municipal de Rio do Sul

Lulinha será emprestado?


Considerado uma das maiores apostas do Corinthians, Lulinha ainda não vingou no clube do PSJ. Com mais de 300 gols na base, o jogador não rendeu no profissional. Uma das alternativas para não 'queimar' de vez o atleta seria emprestá-lo para um clube com menos pressão.

O problema é que Lulinha já atuou em todas as condições possíveis: em casa, fora de casa; com torcida, sem torcida; em jogos decisivos e em jogos em que o Corinthians não tinha responsabilidade nenhuma, como agora quando já tinha garantido o acesso e o título da Serie B.

Nem a diretoria e nem o técnico Mano Menezes se pronunciaram sobre essa possibilidade. O jogador está na lista que recebeu férias antecipadas. Sinceramente, Lulinha poderia ser utilizado nessas últimas partidas para tentar mostrar algum serviço. Ao invés disso, Marcel e Rafinha, que, muito provavelmente, serão emprestados jogarão nas últimas rodadas da Série B.

O Coringão voltou


Calma! Eu sei que o Corinthians garantiu o acesso à Série A há algum tempo. Não estou falando dessa volta, e sim da volta ao topo do ranking da CBF. Mesmo disputando a Série B e perdendo o título da Copa do Brasil, a campanha do Timão em 2008 foi memorável. O time que mais ganhou, o time que menos perdeu. Podem até citar que os adversários do timão não foram de nível tão elevado, mas as dificuldades da Segundona foram enfrentadas por grandes clubes como Grêmio, Botafogo e Palmeiras. Porém, nenhum desses com uma campanha melhor que a do alvinegro.


O Corinthians é seguido no ranking por Grêmio, Vasco, Flamengo e São Paulo. Mesmo com a conquista (quase concretizada) do tricolor no Campeonato Brasileiro o Corinthians seguirá na frente do rival até o final da temporada. Porém o Grêmio ultrapassará o Corinthians ao final do Brasileirão, independentemente da posição em que ficar na competição.O ranking completo pode ser visto no link [http://www.cbf.com.br/ranking/criterios.pdf]

Lista de dispensa do Timão sai após última partida do ano



Um dos temas mais abordados esse ano quando o assunto era o timão foi a lista de jogadores que seriam dispensados ao término da Série B. É claro que o nível de dificuldade da Série B é muito inferior ao da primeira divisão. Muitos jogadores dos que estão no elenco mal têm condições de disputar a segundona, quanto mais clássicos e partidas de 'alto nível' contra times como Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Inter entre outros.
Fábio Ferreira e Diogo Rincón são os únicos confirmados da lista, antes mesmo do término da temporada. Má conduta como profissional foi o principal motivo para a decisão da diretoria. O jogador foi acusado em 2007 de ir a baladas e de dar festas em seu apartamento, junto com seu vizinho e companheiro de clube, Zelão. Já Diogo não rendeu o esperado. Foi contratado para resolver os problemas no meio-campo mas sofreu com lesões seguidas.
A lista oficial de dispensa não foi divulgada ainda, mas são sondados jogadores como Perdigão, Alves, Rafinha e Marcel. Destes, apenas Perdigão já foi titular no time de 2008, mas inúmeras falhas e partidas medíocres fizeram com que o jogador fosse para a reserva (isso quando era pelo menos relacionado para a partida).O que surpreende é a insistência de Mano com Bebeto. O atacante chegou como solução, mas por enquanto não mostrou a que veio. São 11 partidas e apenas um gol. Para a torcida a gota d'água veio no último jogo contra o Avaí. Descansado, o atacante desperdiçou duas chances claríssimas de gol dentro da pequena área.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Levanta Palmeiras!

O Palmeiras corre para conseguir a classificação para a Taça Libertadores de 2009, porém todos sabem que este será apenas um prêmio de consolação para o clube. O que todos os palestrinos queriam era o título brasileiro que não veio por uma série de fatores. O principal deles foi a incrível queda de rendimento quando o clube mais precisava ser consistente. O Palmeiras perdeu pontos em casa, e deixou de pontuar fora, sofrendo até mesmo duas goleadas para clubes cariocas no Maracanã.

Hoje o Palmeiras que vemos em campo pode ser reduzido à imagem de seu técnico: machucado, irritado, entristecido, desmotivado e descrente de seu futuro. A vaga na competição internacional será difícil de ser conquistada, mas não será impossível.
O que resta ao Palmeiras ao fim do campeonato é juntar os possíveis cacos espalhados pelo chão e junto de uma análise iniciar um grande planejamento para 2009. Luxa deve analisar minuciosamente o elenco para, além de cortar gastos, descobrir quem realmente estará apto a disputar importantes competições com o Palmeiras no ano que vem.

Será necessário dispensar alguns jogadores que não correspoderam no clube e buscar junto com a parceira Traffic novos jogadores com potencial. O Palmeiras precisa de laterais reservas na esquerda e na direita, pelo menos 3 zagueiros, um volante marcador, dois meias de criação e um atacante reserva. Alguns desses nomes podem ser buscados inclusive na base.
Alguns atletas já são dados como certos e inclusive já foram comentados nesse blog. Sim, são muitas contratações, porém, se o clube quiser mesmo disputar a Libertadores visando o título e o Brasileiro sem correr riscos, será necessário mexer no elenco. O elenco atual do Palmeiras não é ruim, mas é irregular para as disputas de campeonatos longos. O time pode até ser bicampeão paulista como foi o Santos de Vanderlei em 2006-07, mas com esse elenco não conseguirá brigar por Libertadores ou Brasileirão.
Na pré-temporada os desafios de Luxa serão levantar o grupo emocionalmente e adaptar rapidamente os reforços que chegarem. A diretoria deve correr atrás de alguém com potencial a ídolo, como foi Valdívia, pois assim poderá levar mais torcida ao Palestra. Kléber é uma opção, mas o atacante ainda não apresentou o carisma do chileno. É bom de bola, mas ainda não leva torcida ao estádio.
Imagem - Agência Estado

Luxa fica!


O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, soltou um comunicado à imprensa nesta terça-feira para desmentir o que ele mesmo havia noticiado após a vitória contra o Ipatinga, no último domingo. No informativo Luxa afirma que não há a menor possibilidade de deixar o Palmeiras antes do fim de seu contrato, em dezembro de 2009.

Luxemburgo comentou ainda que irá reencontrar a felicidade no clube e que inclusive já se reuniu com a diretoria para acertar o planejamento referente ao ano que vem. O treinador espera que a temporada de 2009 para o Palmeiras seja cercada de sucesso.

Vanderlei havia afirmado no último domingo que queria repensar sua carreira e seu cargo no Palmeiras pois havia perdido a alegria em trabalhar no clube.

O que, porém, fez Luxembrugo mudar de opinião tão rápido? Terá sido uma conversa com a diretoria? Se isso realmente aconteceu o torcedor do Palmeiras poderá esperar por boas mudanças para 2009, pois apenas uma coisa convenceria Luxa a permanecer no Palestra: um time forte para brigar por títulos e não apenas pelo Estadual!
Imagem - Arquivo/AE

Quem sairía?

Com os possíveis reforços no Palmeiras a pergunta que fica é: quem deve sair do clube ao fim do ano?

A torcida segue irritada com certos jogadores e a pressão em cima dos mesmos pode fazer com que eles deixem o clube, seja por empréstimo, seja pela não renovação de contrato.

Os laterais reservas Fabinho Capixaba e Jéfferson não agradaram a torcida pois não conseguiram manter o mesmo nível das boas atuações dos titulares Élder Granja e Leandro quando solicitados. Os dois parecem ter saído da "famosa escola" brasileira que vem formando laterais com certa força física, muita velocidade e pouca técnica. Afinal, de que adianta ultrapassar os adversários chegando até a linha de fundo se o cruzamento não chegará nem ao primeiro "pau"?

O meia Evandro é outro exemplo de jogador que chegou ao clube e não conseguiu se acertar. Falta objetividade, ousadia e certa técnica ao meia do Verdão. Com muitos toques de lado, o jogador irrita a torcida palmeirense por não conseguir ser mais efetivo nos jogos.

Os zagueiros Gladstone e Roque Junior também não agradaram. O primeiro é atrapalhado, pesado e lhe falta um mínimo de técnica e bom posicionamento para a posição. Já o segundo, ídolo, não foi tão criticado, mas suas últimas atuações foram criticadas. Peca principalmente na falta de velocidade e no posicionamento.

O atacante Lenny, que já teve diversas chances no time e nem sequer marcou um gol, também não agrada a torcida. Thiago Cunha e Jorge Preá não tiveram muitas chances mas podem perder espaço com a chegada dos reforços.

Para você, torcedor, quem deve deixar o Palestra ao fim do Brasileirão?

Possíveis reforços no Palmeiras

O Campeonato Brasileiro ainda nem acabou, mas os times já correm atrás de reforços para o ano que vem. O Palmeiras através de sua parceira Traffic, já possui alguns nomes praticamente certos, esperando apenas pelo fim do campeonato. Outros seguem apenas na base das especulações, mas a torcida palestrina já começa a imaginar como poderia ser o time com os possíveis reforços. Vamos a eles:
-Keirrison -Atacante do Coritiba : A Traffic possui 80% dos direitos federativos do jogador e pretende emprestá-lo ao Palmeiras em 2009. Resta saber se será já em janeiro ou apenas em abril, quando vence o contrato do atacante com o time paranaense e o jogador estaria livre para assinar com qualquer equipe. O Coritiba segue dificultando!


-Marquinhos - Meia do Vitória : Caso semelhante ao de Keirrison, o jogador também já teve parte dos direitos comprados pela parceira alviverde e deve ser emprestado ao Palmeiras já em janeiro do ano que vem!





- Cleiton Xavier - Meia do Figueirense : A Traffic já comprou grande parte dos seus direitos e a presença do jogador em 2009 no clube paulista já é dada por muitos como certa.




-Vítor - Lateral-direito do Goiás : O clube manifestou interesse mas o caso segue apenas na base das especulações.

Se Kléber continuar no Verdão é provável que Keirrisson chegue para ser reserva. Marquinhos e Cleiton Xavier inicialmente chegariam para compor o banco, mas podem brigar seriamente pelas vagas de Diego Souza e Evandro. Já Vítor pode chegar para ser titular caso Élder Granja continue não encantando o treinador.

E você palmeirense?

Quem você gostaria de ver no Palmeiras ano que vem?
Imagens: Keirrison - Arquivo/AE
Marquinhos - Globo Esporte.com
Cleiton Xavier - Lancepress!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Na mira do STJD

Na rodada do último sábado, válida pela Série B, o Corinthians foi um dos protagonistas de uma cena lamentável. O que era para ser apenas uma falta normal na disputa pela bola, se transformou em uma briga generalizada. A disputa foi entre Elias e Batista que levantaram o pé excessivamente. No tumulto, Morais e Marquinhos trocaram socos e chutes. Jogadores reservas dos dois times invadiram o campo, além de boa parte das comissões técnicas.
Porém, esse tumulto, provavelmente, não acabou no gramado. Os quatro envolvidos na briga podem pegar uma suspensão grande caso sejam denunciados por agressão física, como está descrito no artigo 253 (Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do onde a pena varia de 120 a 540 dias de suspensão. Através do video-tape que deverá ser requisitado, outros envolvidos também podem acabar denunciados pela Procuradoria.
Em 2008, o meia Morais já passou pelo banco dos réus do STJD, quando ainda jogava pelo Vasco. O jogador acabou expulso no clássico diante do Fluminense e pegou uma partida de suspensão em sessão realizada no dia 4 de agosto, pela Primeira Comissão Disciplinar. O jogador respondeu ao artigo 250 (Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida) do CBJD, onde a pena é de suspensão de um a três jogos. Por ter sido suspenso, Morais é considerado reincidente.

FPF divulga tabela do Paulistão 2009


A Federação Paulista divulgou na última semana a tabela e o formato do Campeonato Paulista de 2009. O formato da competição continua o mesmo. Na primeira fase os 20 clubes se enfrentam entre si em turno único. Os quatro primeiros colocados vão disputar o quadrangular final, enquanto os quatro melhores times do interior vão decidir o título de "Campeão do Interior". Os últimos quatro colocados serão rebaixados para a Série A2, em 2010. Os novatos deste ano são Santo André, Oeste, de Itápolis, Mogi Mirim e Botafogo, de Ribeirão Preto. Eles ocuparam as vagas dos rebaixados: Sertãozinho, Rio Preto, Rio Claro e Juventus.


O Timão é mais uma vez um dos candidatos ao título, se não o principal candidato. Com um time já formado para a competição, diferentemente dos últimos anos quando o elenco para a temporada só era conhecido no mês de janeiro, o Corinthians chega no torneio com reais chances de se isolar mais como maior campeão da história da competição. O primeiro jogo do alvinegro será contra o Grêmio Barueri, em São Paulo. Já o primeiro clássico será diante do tricolor do Morumbi, que é provavelmente o maior concorrente do Timão rumo ao título.

O campeão deste ano irá receber R$ 2 milhões e o vice-campeão ficará com R$ 500 mil. O campeão do Interior vai abocanhar R$ 250 mil. Para evitar polêmicas, como neste ano, o presidente da FPF, Marco Polo del Nero, que presidiu a reunião, fez questão de afirmar que o artilheiro não irá receber uma premiação extra.Veja a tabela completa no [http://www.estadao.com.br/ext/especiais/2008/11/a1_2009.pdf]

Luxa quer repensar a carreira


A confusão entre integrantes de torcidas organizadas e o técnico Vanderlei Luxemburgo está longe de ser esquecida no Palmeiras. O treinador afirmou, após a vitória palmeirense por 2 x 0 sobre o Ipatinga neste domingo, que quer refletir mais sobre seu trabalho no Palmeiras para só então resolver se fica no clube paulista ou sai.

Luxa afirmou não estar completamente feliz ao comando da equipe e isso deve pesar muito em sua decisão. Se sair o comandante palmeirense afirma que segue no futebol, algo que faz a 42 anos, seja como jogador, seja como técnico.

O contrato de Luxemburgo vai até o final de 2009, mas mediante o pagamento de uma multa, tanto o Palmeiras como o treinador podem rescindi-lo a qualquer momento.

O nome de Luxa foi especulado na Vila Belmiro, porém falta dinheiro para que o Santos traga de volta o sonho de consumo de grande parte da diretoria.

Em um ano no Palmeiras, Vanderlei conquistou o título do Campeonato Paulista de 2008 e segue na briga por uma classificação a Libertadores de 2009. O treinador foi contestado por parte da torcida pela decadência do time nas últimas rodadas, o que fez com que o Palmeiras perdesse posições importantes, além da chance de levantar o troféu do campeonato.

Muitos afirmam que a carreira de Luxemburgo está em decadência no futebol. E você, o que acha? Um título estadual para o treinador mais caro do país é pouco ou tudo estava dentro de um planejamento do técnico?

Participe, deixe seu comentário!
Imagem: Nelson Coelho - Diário de S. Paulo