terça-feira, 25 de novembro de 2008

Levanta Palmeiras!

O Palmeiras corre para conseguir a classificação para a Taça Libertadores de 2009, porém todos sabem que este será apenas um prêmio de consolação para o clube. O que todos os palestrinos queriam era o título brasileiro que não veio por uma série de fatores. O principal deles foi a incrível queda de rendimento quando o clube mais precisava ser consistente. O Palmeiras perdeu pontos em casa, e deixou de pontuar fora, sofrendo até mesmo duas goleadas para clubes cariocas no Maracanã.

Hoje o Palmeiras que vemos em campo pode ser reduzido à imagem de seu técnico: machucado, irritado, entristecido, desmotivado e descrente de seu futuro. A vaga na competição internacional será difícil de ser conquistada, mas não será impossível.
O que resta ao Palmeiras ao fim do campeonato é juntar os possíveis cacos espalhados pelo chão e junto de uma análise iniciar um grande planejamento para 2009. Luxa deve analisar minuciosamente o elenco para, além de cortar gastos, descobrir quem realmente estará apto a disputar importantes competições com o Palmeiras no ano que vem.

Será necessário dispensar alguns jogadores que não correspoderam no clube e buscar junto com a parceira Traffic novos jogadores com potencial. O Palmeiras precisa de laterais reservas na esquerda e na direita, pelo menos 3 zagueiros, um volante marcador, dois meias de criação e um atacante reserva. Alguns desses nomes podem ser buscados inclusive na base.
Alguns atletas já são dados como certos e inclusive já foram comentados nesse blog. Sim, são muitas contratações, porém, se o clube quiser mesmo disputar a Libertadores visando o título e o Brasileiro sem correr riscos, será necessário mexer no elenco. O elenco atual do Palmeiras não é ruim, mas é irregular para as disputas de campeonatos longos. O time pode até ser bicampeão paulista como foi o Santos de Vanderlei em 2006-07, mas com esse elenco não conseguirá brigar por Libertadores ou Brasileirão.
Na pré-temporada os desafios de Luxa serão levantar o grupo emocionalmente e adaptar rapidamente os reforços que chegarem. A diretoria deve correr atrás de alguém com potencial a ídolo, como foi Valdívia, pois assim poderá levar mais torcida ao Palestra. Kléber é uma opção, mas o atacante ainda não apresentou o carisma do chileno. É bom de bola, mas ainda não leva torcida ao estádio.
Imagem - Agência Estado

Nenhum comentário: