sexta-feira, 13 de março de 2009

Por quê Luxemburgo usou os reservas?

O Palmeiras empatou em 1 a 1 contra o Ituano na última quarta-feira e com a vitória do Corinthians sobre o São Caetano no Pacaembu, o time está apenas um ponto na frente do rival.

O Palmeiras, porém, tem um ponto a menos e agora pode ficar à 4 pontos do Timão. O Ituano marcou com Alex Áfono na partida e o Palmeiras empatou com Lenny. Uma coisa, porém, chamou a atenção de quem acompanhou o jogo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo poupou os titulares e mandou a campo uma equipe reserva, à exceção do goleiro Bruno, dos zagueiros Maurício Ramos, Marcão e do lateral-esquerdo Armero.

Se o Palmeiras quer logo assegurar a vaga para as semifinais do Estadual porque não entrar com a força máxima em campo? A equipe havia jogado no último domingo contra o Corinthians e Luxa explicou sua decisão de poupar os jogadores.

Segundo o treinador, a idéia era poupar os jogadores física e psicologicamente, por isso a maioria dos titulares foi poupada. Oras, os jogadores jogaram no domingo em Presidente Prudente e não conseguiriam jogar em Itu na quarta?

Desde que acompanha o futebol vejo equipes jogando de quarta e domingo e cientificamente não há nada que prove que essa seqüência de jogos pode realmente alterar o rendimento dos atletas.

Ou seja, fisicamente o Palmeiras parecia pronto para encarar o Ituano com força máxima. Pelo lado psicológico penso que uma vitória convincente contra o Ituano, após o empate com o Corinthians, seria suficiente para aumentar o moral dessa equipe.

De qualquer jeito o empate não é motivo para tempestade, mas fica a lição de que Luxemburgo poderia sim ter colocado a equipe titular em campo contra o Ituano.
Imagens - Galeria Lancenet!

Nenhum comentário: