O jogador Edmílson está próximo de voltar aos campos após passar por uma cirurgia no cotovelo direito. O jogador já realiza treinos físicos e está sendo introduzido aos trabalhos com bola.
Taticamente, Edmílson é um dos jogadores preferidos do técnico Vanderlei Luxemburgo. Explicarei o porque. Vanderlei sempre deixou claro que gosta de trabalhar com o esquema 4-4-2, mas às por vezes utiliza o 3-5-2 porque a zaga do Palmeiras tem problemas de posicionamento e constantemente acaba deixando espaços na entrada da área.
Para isso, Luxemburgo escala Edmílson como um terceiro zagueiro, pelo meio. Ele é o último homem da zaga quando a equipe é atacada, mas quando o time tem a posse de bola Edmílson sobre para a linha do meio campo para organizar o setor.
Com isso, Pierre fica atento a um possível contra-ataque e Edmílson é liberado para jogar como segundo volante. Quando atua como primeiro volante o Palmeiras tem problemas, pois o jogador não consegue acompanhar os ataques em velocidade da equipe adversária.
É um jogador muito importante na equipe do Palmeiras e faz com que a equipe trabalhe melhor a bola no meio campo. Curioso notar que o futebol de Diego Souza quando o jogador tem a liberdade para receber um passe de um volante no meio campo e partir para o ataque. Com isso o meia não precisa voltar tanto para buscar o jogo.
Com Cleiton Xavier ocorre o contrário. O jogador aparece menos no jogo quando o Palmeiras joga com Edmílson nessa função de zagueiro/volante. Isso porque quando Edmílson sobe ao meio campo acaba ocupando o espaço de Cleiton.
Cleiton não é um meia armador com drible forte. Sua principal característica é o passe e o chute de fora da área. Quando Edmílson joga no meio, Cleiton recebe a bola já muito próxima à área e tem pouco espaço para enxergar o jogo e fazer lançamentos.
Luxemburgo precisa ajustar o posicionamento do meio campo do Verdão quando Edmílson voltar. Um meio campo com Pierre, Edmílson, Cleiton Xavier e Diego Souza tem tudo para se dar bem no restante da temporada.
Caso o Palmeiras avance para as semifinais da Libertadores, Edmílson pode ter sua volta antecipada aos gramados. O primeiro jogo dessa fase da competição ocorre no dia 24 de junho.
“É apenas um planejamento inicial. Vamos ver como ele estará até lá, principalmente em termos de confiança”, explicou Antonio Mello, preparador físico da equipe.
Imagem - Agência/AE
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário