domingo, 2 de agosto de 2009

Palmeiras vence Sport e abre 6 pontos de vantagem na liderança

O Palmeiras foi até Recife neste sábado encarar mais uma vez nesta temporada o Sport. Foi o quinto confronto entre as duas equipes em 2009. Os outros quatro haviam ocorrido pela Libertadores.

Os dois times entraram na teoria com um mesmo esquema tático, o 3-5-2. No entanto, na prática os dois times tinham apenas um atacante de fato. No Sport era Ciro, que se movimentava bastante e com isso deixava o time pernambucano sem tanta presença de área.

No Palmeiras, Obina jogava mais uma vez no ataque e contava com a chegada de Diego Sousa e Cleiton Xavier. Quando o time estava sem a posse de bola os dois meio-campistas voltavam para marcar e assim congestionavam o meio-campo.

O mesmo acontecia com o Sport, que sem a posse recuava Luciano Henrique e Fabiano para o meio. Com tanta gente no meio campo ficava difícil atacar. Os dois times tentavam pelas laterais, mas tinham dificuldade.

Dos 4 “alas” em campo, 3 eram laterais de ofício: Elder Granja, Armero e Wendel. Com isso, voltavam demais para fechar o meio-campo e por poucas vezes foram à linha de fundo. O jogo, portanto oferecia poucas chances de gol para as equipes.

Quando os times chegavam paravam nos goleiros Marcos, do Palmeiras, e Magrão, do Sport. Foi assim até os 17 minutos do segundo tempo, quando Hamilton foi expulso por levar o segundo cartão amarelo em falta sobre Diego Souza.

Muricy rapidamente mexeu na equipe. Tirou Edmílson e colocou Souza para deixar a saída do meio-campo mais rápida. Além disso, tirou Marcão e colocou Willians para dar mais velocidade ao ataque da equipe.

Não demorou muito para que o Palmeiras, pressionando a saída de bola do Sport, marcasse seu gol. Aos 24 minutos, Cleiton Xavier (sempre ele!) deu um belo passe para Obina, que cruzou a bola rasteira para a área.

Bruno Teles, do Sport, tentou cortar de carrinho, mas empurrou a bola para as próprias redes. A partir daí o jogo ficou ainda mais morno. O Sport com um homem a menos não tinha condições de sair para o ataque e o Palmeiras apenas administrou o resultado.

Agora o Palmeiras enfrenta o Grêmio no Palestra Itália, na próxima quinta-feira ás 21h e segue como líder isolado da competição com 6 pontos à frente do Atlético MG, que joga nesse domingo.

Já o Sport está na 17ª posição, mas ainda pode acabar a rodada na lanterna. Agora o time pernambucano enfrenta o Fluminense também às 21 h de quinta-feira, no Maracanã.

Imagem - Aldo Carneiro

Nenhum comentário: