O Campeonato Brasileiro de 2009 está para começar! 20 clubes disputarão o torneio em busca de diferentes objetivos, cada um de acordo com as suas possibilidades. O Brasileirão começará a ser disputado no dia 9 de maio.
Você, palmeirense, já sabe o que o treinador do Verdão, Vanderlei Luxemburgo, espera de sua equipe na competição?
“Estamos formando uma grande equipe. Formamos um grupo que fez sucesso rápido e todo mundo achou que já estava pronto para ganhar a Libertadores e três campeonatos. Vamos sofrer bastante ainda, mas o time promete muito para o Brasileiro”, afirmou o treinador depois da derrota para o Santos no Paulistão.
O Brasileiro sem dúvida promete muitas emoções para os torcedores em 2009. Muitas equipes entram na competição com plena capacidade para disputar o título.
Outras tantas brigarão pelas vagas da Libertadores e alguns times, no início do campeonato, estarão envolvidos com a Copa do Brasil ou Libertadores e isso pode ajudar outras equipes a subir na competição.
Você irá conferir agora uma matéria exclusiva e especial do Blog Arquibancada Online que mostrará detalhes dos 20 clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro de 2009 na série A. Para começar vamos falar do Palmeiras:
OBS: Alguns jogos serão transmitidos pela Globo e pela Band para cidades do interior ou do litoral paulista apenas, principalmente os clássicos entre equipes paulistas. As informações de transmissão estão sujeitas à alterações.
Palmeiras
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão (Edmílson); Wendel, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians (Lenny) e Keirrison.
Opções no banco de reservas: Fabinho Capixaba (lateral-direito), Mozart (volante), Deyvid Sacconi (meia), Marquinhos (meia), Lenny (atacante) e Ortigoza (atacante).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Ponto forte: O time ataca com velocidade e marca muitos gols, também por conta da movimentação na frente de seus jogadores.
Ponto fraco: A zaga ainda dá sustos em alguns jogos, a lateral-direita é uma dor de cabeça para Luxa e o time é muito jovem para certas decisões.
O 10 do time: Cleiton Xavier é o camisa 10 da equipe. Ele desarma e sai com velocidade para distribuir o jogo. Chuta bem de fora da área, mas não vem em grande fase.
Atenção nele: Keirrison já não é mais uma promessa, mas agora, com todo respeito ao Coritiba, certamente a pressão em cima do artilheiro será maior e ele deverá lidar com isso.
Análise da equipe: O desempenho do Palmeiras no início do Brasileiro dependerá e muito da equipe passar ou não para as próximas fases da Libertadores. É um time que perde pouco, mas ainda tem problema com decisões por conta do elenco jovem.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Ficou em primeiro na fase de classificação, mas foi eliminado pelo Santos nas semifinais.
Imagem - Reginaldo Castro
Atlético MG
Esquema tático: 4-4-2
Time titular: Juninho; Marcos Rocha, Marcos, Leandro Almeida e Júnior; Renan, Márcio Araújo, Carlos Alberto e Lopes; Éder Luís e Diego Tardelli.
Opções no banco de reservas: Élder Granja (lateral-direito), Thiago Feltri (lateral-esquerdo), Rena Oliveira (meia), Tchô (meia) e Marques (atacante).
Técnico: Celso Roth
Ponto forte: O ataque marca muitos gols e a equipe perde poucos jogos. O novo técnico pode dar um novo gás à equipe.
Ponto fraco: As últimas equipes de Celso Roth sempre começaram bem o ano, mas foram caindo de produção ao longo da temporada. Será que agora será diferente?
O 10 do time: O experiente meia Lopes, que já passou por Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro veio para o Galo após duas temporadas no Japão. Ele atua quase como um terceiro atacante e se aproveita da força física para fazer o pivô.
Atenção nele: Diego Tardelli é o jogador que mais gols fez nesta temporada no Brasil. Ele já marcou 20 vezes e é muito perigoso no ataque.
Análise da equipe: Alguns setores da equipe ainda deixam a desejar e o time carece de peças de reposição, mas o técnico Celso Roth pode dar um novo ânimo à equipe.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Ficou em segundo no estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 08/08 - 18ª rodada - Estádio Mineirão - MG - Transmissão do Sportv e do Premiere Futebol Clube
Imagem - Gazeta Press
Atlético PR
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Galatto; Antônio Carlos, Rhodolfo e Chico; Raul, Valencia, Julio dos Santos, Marcinho e Márcio Azevedo; Wallyson e Rafael Moura.
Opções no banco de reservas: João Carlos (goleiro), Rafael Santos (zagueiro), Jairo (volante), Netinho (meia), Jorge Preá (atacante) e Lima (atacante).
Técnico: Geninho
Ponto forte: A força que o Atlético costuma ter quando joga no caldeirão da Arena da Baixada pode ajudar bastante a equipe durante o Campeonato Brasileiro.
Ponto fraco: As últimas campanhas da equipe no Campeonato Brasileiro não empolgam os torcedores, que não comemorava um título desde 2005.
O 10 do time: O meia Marcinho, que já passou por Palmeiras e Cruzeiro, é o 10 do Furacão. Ele é irregular. Por vezes decide uma partida e some em outras.
Atenção nele: O atacante Wallyson vem se destacando pelo Furacão, marcando gols em partidas importantes e fazendo uma boa dupla de ataque com Rafael Moura.
Análise da equipe: É uma equipe ajeitada, com um bom treinador. Se for forte em casa e conseguir não patinar fora da Arena fará um bom campeonato.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi campeão do estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 21/06 - 7ª rodada - Estádio Arena da Baixada - PR - Transmissão da Globo, Band e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Geraldo Bubniak
Avaí
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Eduardo; Juninho, Rafael, Turatto; Medina, Leo Gago, Marcus Vinicius, Marquinhos e Uendel; Evando e Lima.
Opções no banco de reservas: Émerson (zagueiro), Eltinho (lateral), Pingo (volante), Odair (meia) e William (atacante).
Técnico: Silas
Ponto forte: Com respeito ao clube, mas o Avaí entra no Campeonato Brasileiro como franco-atirador, sem pressão por ótimos resultados. Uma vaga na Sul-americana já seria ótima. Essa aparente tranquilidade pode ajudar o time.
Ponto fraco: Os jogadores são desconhecidos e é muito difícil imaginar o que o Avaí poderá fazer na série A.
O 10 do time: O meia Marquinhos, que já passou por Internacional, Flamengo, São Paulo e Bayer Leverkusen (ALE), comanda o meio-campo do Avaí e é o principal responsável pela criação de jogadas da equipe.
Atenção nele: O experiente atacante Evando é o artilheiro da equipe e é perigoso perto da área. É a referência do Avaí no ataque.
Análise da equipe: Uma equipe com jogadores até então desconhecidos do grande público que chega para não repetir o papel de América RN em 2007 e Ipatinga em 2008, que subiram para a série A logo voltaram para a B.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi campeão do estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 05/07 - 9ª rodada - Estádio Ressacada - SC - Transmissão do Sportv e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Agência/AE
Barueri
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Renê; João Leonardo, Leandro Castan e Daniel Marques; Marcos Pimentel, Ralf, Everton, Thiago Humberto e Márcio Careca; Pedrão e Fernandinho
Opções no banco de reservas: André Luiz (zagueiro), Bruno Ribeiro (lateral direito), Flávio (volante), Xuxa (meia), Basílio (atacante) e Luiz (atacante).
Técnico: Estevam Soares
Ponto forte: O time está entrosado e perdeu poucos jogadores do grupo que disputou a série B em 2008.
Ponto fraco: A falta de experiência de muitos jogadores do elenco pode pesar em alguns jogos do Campeonato.
O 10 do time: Thiago Humberto é um atacante de origem que surgiu nas categorias de base do clube. Ele é hoje um dos principais responsáveis pelo setor de criação da equipe.
Atenção nele: O artilheiro Pedrão é oportunista e marca a maioria dos gols da equipe do Barueri. Costuma disputar a artilharia dos torneios que disputa.
Análise da equipe: É uma equipe que tem suas limitações e se souber jogar apesar das dificuldades poderá ficar na zona intermediária do Campeonato, ou até mais para cima, quem sabe?
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Terminou em 8º na fase de classificação e ficou em segundo no Torneio do Interior.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 31/05 - 4ª rodada - Estádio Arena Barueri - SP - Transmissão do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Divulgação
Botafogo
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Renan; Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões
Opções no banco de reservas: Castillo (goleiro), Túlio Souza (volante) e Lucas Silva (meia)
Técnico: Ney Franco
Ponto forte: O ataque do Botafogo é muito forte e perigoso. Maicosuel, Reinaldo e Victor Simões costumam dar muito trabalho para os adversários.
Ponto fraco: O técnico Ney Franco tem poucas opções no banco de reserva e num campeonato longo como o Brasileirão isso pode ser decisivo.
O 10 do time: Maicosuel cresceu muito de produção sob o comando de Ney Franco e hoje é um dos principais e mais decisivos jogadores do Botafogo.
Atenção nele: O artilheiro Reinaldo é um dos jogadores mais experientes do elenco e também a referência do rápido ataque do Botafogo.
Análise da equipe: A equipe se dedicará totalmente ao Brasileiro já que foi eliminado da Copa Brasil. É uma equipe que não tem peça de reposição, mas a equipe titular é boa.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Ficou em segundo lugar no Estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 16/08 - 19ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão do Sportv e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - André Dusek/AE
Corinthians
Esquema tático: 4-2-1-3
Time titular: Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian e Elias, Douglas, Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo.
Opções no banco de reservas: Jean (zagueiro), Welington Saci (lateral-esquerdo), Fabinho (volante), Morais (meia), Souza (atacante).
Técnico: Mano Menezes
Ponto forte: O equilíbrio do time é impressionante. Ataca muito bem, mas também se defende com muita eficiência. O grupo está muito unido e é forte, principalmente em decisões.
Ponto fraco: Por mais que Mano Menezes tenha boas opções para o banco, a zaga reserva do Corinthians não agrada muita gente. Com William e, principalmente, Chicão a zaga é muito forte, mas sem eles a situação muda.
O 10 do time: Douglas é um dos clássicos camisas 10 do futebol. Tem um bom passe e um lançamento que agrada. Pensa o jogo de forma rápida e inteligente e se posiciona muito bem. Organiza o meio-campo do Timão.
Atenção nele: Não é necessário chamar a atenção para Ronaldo, por isso destaco a presença do volante Elias no Corinthians. O jogador é hoje indispensável para o time. Defende muito bem e ataca com inteligência e qualidade. É presença certa no meio-campo.
Análise da equipe: A equipe sem dúvida nenhuma é uma das candidatas ao título do Brasileirão. O grupo é muito forte e ainda conta com jogadores que podem decidir em um lance. A força em casa ajudará muito o Timão, que deve mesclar jogadores em algumas partidas enquanto disputar a Copa do Brasil.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi campeão do Estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 26/07 - 14ª rodada - Estádio Pacaembu - SP - Transmissão da Globo, Band e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Paulo Pinto/AE
Coritiba
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Vanderlei; Cleiton, Pereira e Felipe; Márcio Gabriel, Rodrigo Mancha, Leandro Donizete, Marcelinho Paraíba e Carlinhos Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel Nahuelpan.
Opções no banco de reservas: Edson Bastos (goleiro), Nenê (zagueiro), Guarú (lateral-esquerdo), Marlos (meia), Pedro Ken (meia), Dinelson (meia), Hugo (atacante).
Técnico: René Simões
Ponto forte: O time ataca muito bem, pois conta com a velocidade e habilidade de Marcelinho e Carlinhos Paraíba e também de Marcos Aurélio. Com isso marca muitos gols.
Ponto fraco: A defesa ainda não está muito forte e o time precisa de mais jogadores para compor o elenco.
O 10 do time: O habilidoso Carlinhos Paraíba é o camisa 10 da equipe do Coritiba e conta com a ajuda do atacante Marcelinho Paraíba para organizar as jogadas de ataque para o time.
Atenção nele: Marcelinho Paraíba saiu do Flamengo e vem se destacando por suas atuações no Coxa. Resta saber se o meia-atacante continuará jogando bem no Campeonato Brasileiro.
Análise da equipe: A equipe ainda peca em alguns setores, mas tem um ataque forte. Precisa contratar jogadores para deixar o elenco mais forte.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Ficou em terceiro no estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 09/05 - 1ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Agência/Estado
Cruzeiro
Esquema tático: 4-4-2
Time titular: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Léo Fortunato e Gérson Magrão; Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Kléber e Wellington Paulista.
Opções no banco de reservas: Jancarlos (lateral-direito), Anderson (zagueiro), Gustavo (zagueiro), Sorín (lateral-esquerdo), Henrique (volante), Bernardo (meia), Soares (atacante) e Thiago Ribeiro (atacante).
Técnico: Adilson Batista
Ponto forte: O grupo do Cruzeiro é muito forte. Adílson tem jogadores no banco que caso entrem não deixarão o nível do time cair. Isso faz a diferença numa competição como o Campeonato Brasileiro.
Ponto fraco: O clube disputa a Libertadores e deve concentrar suas atenções na competição continental. Será que isso influenciará a atuação do time no Brasileirão?
O 10 do time: Wagner foi um dos grandes nomes do Cruzeiro em 2008, caiu de produção no início deste ano, mas agora já parece voltar à sua melhor forma com boas atuações. É um autêntico camisa 10.
Atenção nele: O atacante Kléber se adaptou muito bem ao Cruzeiro. Ele vem fazendo grandes jogos e marcando gols importantes. Pode ser um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro.
Análise da equipe: É também um forte candidato ao título do Brasileirão. Tem um time muito forte e entrosado. Em 2008 pecou em algumas partidas decisivas, mas tem a chance de fazer um belo campeonato nesse ano.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi campeão do estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 14/06 - 6ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Washington Alves/Globo Esporte.com
Flamengo
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Bruno; Wellington, Aírton e Ronaldo Angelin; Leonardo Moura, Willians, Kléberson, Ibson e Juan; Adriano e Emerson.
Opções no banco de reservas: Everton Silva (lateral-direito), Toró (volante) e Jonatas (volantes), Erick Flores (meia), Fierro (meia), Josiel (atacante), Zé Roberto (atacante), Obina (atacante), Maxi (atacante).
Técnico: Cuca
Ponto forte: Os alas do Flamengo, Léo Moura e Juan, são a base do time. Experientes, os dois serão importantíssimos para a equipe no Brasileiro. Atacam com muito qualidade e jogam praticamente como meias-armadores.
Ponto fraco: O ataque ainda deixa a desejar e perde muitos gols durante as partidas, mas com Adriano deve melhorar. Além disso, os fatores extra-campo, como atraso de salários, podem influenciar no desempenho do grupo.
O 10 do time: Quando é titular, Zé Roberto é o camisa 10 da equipe, mas atua como um segundo atacante. Ele conta com a chegada de Léo Moura e Juan que atuam como meias armadores e por isso o 10 do time chega mais perto da área.
Atenção nele: Ibson vem atuando bem no meio-campo como volante tem liberdade para ir ao ataque. É fundamental no time do Flamengo, mas pode sair no meio do ano, assim como outros jogadores importantes.
Análise da equipe: É um bom time, difícil de ser batido em casa, mas deve perder peças importantes no meio do ano e precisa se reforçar para o ataque e para a defesa com a aposentadoria de Fábio Luciano. Adriano é uma incógnita, mas deve ajudar a equipe.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 15/07 - 11ª rodada - Estádio Maracanã - RJ - Transmissão da Globo, Band e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Marcos D'Paula/AE
Fluminense
Esquema tático: 4-4-2
Time titular: Fernando Henrique; Eduardo Ratinho, Luiz Alberto, Edcarlos e João Paulo; Diguinho, Jaílton, Conca e Thiago Neves; Leandro Amaral e Fred.
Opções no banco de reservas: Mariano (lateral-direito), Cássio (zagueiro), Fabinho (volante), Wellington Monteiro (volante), Tartá (meia), Marquinho (meia), Everton Santos (atacantes), Maicon (atacante) e Roger (atacante).
Técnico: Carlos Alberto Parreira
Ponto forte: O técnico Carlos Alberto é o principal trunfo do Fluminense para essa temporada. O treinador terá trabalho para arrumar a equipe, mas tem qualidade e estrela para isso.
Ponto fraco: A defesa ainda sofre com a falta de entrosamento e os dois laterais são muito jovens. Isso pode pesar durante o campeonato.
O 10 do time: O meia Thiago Neves voltou da Alemanha para jogar de novo no Flu, mas até agora não conseguiu repetir as boas atuações que o consagraram no clube. O meia terá a chance de voltar às boas atuações no Campeonato Brasileiro.
Atenção nele: O atacante Fred está de volta ao futebol brasileiro e ao Campeonato Nacional. O artilheiro tem muita qualidade e promete ajudar o Fluminense a ir bem na competição.
Análise da equipe: O time tem um meio-campo e um ataque muito bom, mas a defesa ainda dá sustos nos torcedores. Se Parreira conseguir arrumar o setor defensivo a equipe poderá fazer uma bom campeonato.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi eliminado nas semifinais da competição.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 29/07 - 15ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão da Globo e Band para o Rio de Janeiro e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Marcos D'Paula/AE
Goiás
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Harlei; Rafael Tolói, Ernando e Leandro Euzébio; Vítor, Everton, Ramalho, Eduardo Ramos e Julio César; Iarley e Felipe.
Opções no banco de reservas: Zé Carlos (lateral esquerdo); Gomes (zagueiro), Amaral (volante), Fábio Bahia (volante), Rafinha (meia), Romerito (meia), Wendell (atacante) e Bruno Meneghel (atacante).
Técnico: Hélio dos Anjos
Ponto forte: Os alas do Goiás, Vitor e Julio César, atacam durante todo o jogo e sempre levam perigo pelo setor. São boas armas do Goiás no Brasileirão.
Ponto fraco: O time não tem peças de reposição no banco e deve sofrer com falta de opções durante a sequência do Campeonato Brasileiro.
O 10 do time: O meia Eduardo Ramos, que se destacou jogando pelo Itumbiara e depois foi para o Corinthians, é o responsável por organizar o meio-campo do Goiás. Mas para não ficar sobrecarregado o meia conta com a ajuda dos alas da equipe.
Atenção nele: O veterano Iarley é um dos líderes da equipe e ajuda muito o time no ataque. É um dos poucos jogadores que podem decidir um jogo para o Goiás no Brasileirão.
Análise da equipe: Tem alguns bons nomes no time, mas falta qualidade no time principal e também opções no banco de reservas. Se não contratar pode passar sufoco no Brasileirão.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi campeão do estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 22/07 - 13ª rodada - Estádio Serra Dourada - GO - Transmissão da Globo e Band e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Reprodução/SporTV
Grêmio
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Victor; Leo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Adilson, Souza, Tcheco e Fábio Santos; Jonas e Maxi López.
Opções no banco de reservas: Fábio Ferreira (zagueiro), Joílson (lateral-direito), Jadílson (lateral-esquerdo), Túlio (volante), Makelele (volante), Orteman (volante), Douglas Costa (meia), William Magrão (meia), Alex Mineiro (atacante), Perea (atacante), Herrera (atacante).
Técnico: Marcelo Rospide - O clube negocia com Paulo Autuori.
Ponto forte: O grupo do Grêmio é muito forte e entrosado. Tem uma defesa consistente, um meio-campo que marca forte, mas sabe sair para o jogo e um ataque bastante eficiente. O banco também tem boas peças de reposição.
Ponto fraco: O time ainda não tem um técnico e corre atrás da contratação do bom Paulo Autuori. Precisa correr para acertar com o técnico, caso contrário a equipe pode demorar para ganhar o ritmo de jogo do treinador.
O 10 do time: O experiente meia Tcheco dá as ordens no meio-campo do Grêmio. Ele tem um bom passe e consegue executar bons lançamentos. Na bola parada também leva muito perigo ao adversário.
Atenção nele: Souza vem se destacando cada vez mais no Grêmio fazendo a função do volante que sai com velocidade para o jogo e tem, inclusive, marcado gols importantes.
Análise da equipe: É uma equipe forte, que pode até brigar pelo título do Brasileirão, mas dividirá forças com a Libertadores. Além disso, precisa fechar rapidamente com o técnico Paulo Autuori.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Perdeu o primeiro turno para o Internacional e não se classificou para as finais do segundo.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 05/08 - 17ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão do Premiere Futebol Clube.
Imagem - AP
Internacional
Esquema tático: 4-3-1-2
Time titular: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão e Guiñazú; D’Alessandro; Taison e Nilmar.
Opções no banco de reservas: Danny Morais (zagueiro), Sorondo (zagueiro), Marcelo Cordeiro (lateral-esquerdo), Rosinei (meia), Andrezinho (meia), Giuliano (meia), Alecsandro (atacante) e Walter (atacante).
Técnico: Tite
Ponto forte: O Inter possui um meio-campo muito bom, que marca e desarma com muita eficiência e sai para o ataque com categoria pelo pés de D’Alessandro. O ataque também está bem servido com Taison e Nilmar.
Ponto fraco: Mesmo com um bom time o Inter derrapou em algumas partidas importantes no último Brasileirão e ficou de fora de Libertadores. Resta saber se dessa vez a história será diferente.
O 10 do time: O meia argentino D’Alessandro é o camisa 10 da equipe gaúcha. Ele tem um ótimo toque de bola e faz lançamento e cruzamento precisos. O meia está em uma ótima fase e é um dos principais jogadores do Inter.
Atenção nele: O atacante Taison vem se destacando cada vez mais no time do Inter e tem tudo para fazer um grande Campeonato Brasileiro.
Análise da equipe: O time é muito forte, sem dúvida. Mas deve dividir suas atenções com a Copa do Brasil, portanto resta saber se terá fôlego para as duas competições.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi campeão do estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 17/05 - 2ª rodada - Estádio Beira Rio - RS - Transmissão da Globo, Band e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Agência/VIPCOMM
Náutico
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Eduardo; Gladstone, Negrette e Asprilla; Sidny, Vágner, Juliano, Carlinhos Bala e Wellington; Gilmar e Adriano Magrão.
Opções no banco de reservas: Johnny (volante), Marquinhos (volante), David (meia), Kuki (atacante), Adriano Lessa (atacante).
Técnico: Waldemar Lemos
Ponto forte: O meia-atacante Carlinhos Bala pode ajudar a organizar o meio-campo do Náutico, pois tem certa qualidade e é rápido. Pode ajudar também com sua experiência.
Ponto fraco: O time titular é fraco. Falta qualidade em praticamente todos os setores e quando o técnico olha para o banco de reservas também não vê muita emoção. Se não contratar vai passar sufoco no Brasileiro.
O 10 do time: O experiente Carlinhos Bala é o camisa 10 da equipe. Ele veio do rival Sport e agora tenta ajudar o Náutico a fazer uma boa campanha. É rápido e se posiciona muito bem em campo.
Atenção nele: O atacante Kuki já tem 38 anos! Será que ele conseguirá ajudar o Náutico nesse Brasileiro mesmo com a idade já avançada.
Análise da equipe: O clube precisa jogadores, caso contrário o time poderá passar sufoco em um Brasileirão com tantas equipes de boa qualidade. A força da torcida em casa pode colaborar para que a equipe ganhe pontos importantes.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Ficou em segundo lugar no estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 12/07 - 10ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão do Premiere Futebol Clube.
Imagem - TV Globo
Santo André
Esquema tático: 4-4-2
Time titular: Neneca; Cicinho, Cesinha, Marcel e Arthur Henrique; Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca e Élvis; Pablo Escobar e Junior Dutra.
Opções no banco de reservas: Diego (goleiro), Gustavo Nery (lateral-esquerdo), Antonio Flávio (meia), Ricardinho (meia), Osny (atacante) e Clodoaldo (atacante).
Técnico: Sérgio Guedes
Ponto forte: O time já está bem entrosado, pois disputou a série B com praticamente a mesma equipe que começará o Campeonato Brasileiro. O técnico Sérgio Guedes também foi mantido no comando da equipe.
Ponto fraco: Faltam peças de reposição em praticamente todos os setores da equipe e, por isso, o clube precisa contratar para reforçar o elenco.
O 10 do time: O meia-armador Elvis é o camisa 10 do Santo André. Ele é rápido e dribla bem, já atuou por 12 equipes, inclusive o Quilmes, da Argentina e Botafogo.
Atenção nele: O meia Marcelinho Carioca segue auxiliando o Santo André com sua experiência e habilidade. O jogador é muito importante para a equipe nas bolas paradas.
Análise da equipe: Tem alguns bons nomes, mas em alguns setores deixa a desejar. Precisa se reforçar para encarar equipes com um elenco mais qualificado.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Chegou à semifinal do interior, mas foi eliminado pela Ponte Preta.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 18/07 - 12ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Arquivo/AE
Santos
Esquema tático: 4-2-3-1
Time titular: Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho (Léo); Roberto Brum e Rodrigo Souto; Paulo Henrique; Mádson, Neymar e Kléber Pereira.
Opções no banco de reservas: Pará (volante), Germano (volante), Lúcio Flávio (meia), Molina (meia), Róbson (meia) e Roni (atacante).
Técnico: Vagner Mancini
Ponto forte: O meio-campo do Santos é um setor muito bom. Rodrigo Souto e Roberto Brum marcam bem e sabem sair para o jogo. Paulo Henrique tem qualidade e Mádson e Neymar por vezes aparecem pelo setor para ajudar na criação.
Ponto fraco: O time conta com muitos jovens no ataque, como Mádson, Neymar e no banco Róbson. A falta de experiência desses jogadores pode pesar em alguns jogos da competição.
O 10 do time: Mádson apareceu como coadjuvante de Lúcio Flávio no começo do ano, mas logo se tornou o cabeça do meio-campo santista. Ele é rápido, dribla bem, chuta forte de fora da área e ataca com qualidade.
Atenção nele: Neymar surgiu há pouco tempo na equipe principal do Santos, não é craque como alguns dizem, mas tem muito potencial para ser. Pode crescer junto com a equipe na decisão.
Análise da equipe: O time está muito unido e tem peças importantes no elenco, que às vezes pecam pela irregularidade. Se o time jogar o Brasileiro com a disposição e qualidade com que jogou a reta final do Paulista tem tudo para ir bem.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Ficou em segundo lugar no Estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 28/06 - 8ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão da Globo, Band e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Edu Viana e Ivan Storti
São Paulo
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Bosco; Rodrigo, André Dias e Miranda; Zé Luís, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior César; Borges e Washington.
Opções no banco de reservas: Denis (goleiro), Renato Silva (zagueiro), Wagner Diniz (lateral-direito), Arouca (volante), Eduardo Costa (volante), Richarlyson (volante), Hugo (meia), Dagoberto (atacante) e André Lima (atacante).
Técnico: Muricy Ramalho
Ponto forte: O grupo do São Paulo é muito forte, com peças de reposição para todos os setores. Além disso, o time sabe como jogar o Campeonato Brasileiro de pontos corridos e é entrosado.
Ponto fraco: Será que o time terá gás para conquistar o quarto título seguido da competição? E tem a Libertadores também, sonho da torcida e do técnico, Muricy Ramalho.
O 10 do time: O volante Hernanes é um dos grandes jogadores do futebol nacional atualmente. Excelente volante, marcar muito bem e tem qualidade para sair jogando. Consegue até jogar como meia-armador e é muito perigoso nas bolas paradas também.
Atenção nele: Washington foi um dos 3 artilheiros do Brasileiro do ano passado e esse ano tem tudo para brigar novamente pela artilharia da competição.
Análise da equipe: O São Paulo conquistou os últimos 3 Campeonatos Brasileiro. Possui um grupo muito forte e um treinador top de linha. Se conseguir conciliar a Libertadores e o Nacional com certeza será um dos grandes candidatos ao títulos.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Terminou a fase de classificação em segundo lugar, mas foi eliminado nas semifinais pelo Corinthians.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 24/05 - 3ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Tom Dib
Sport Recife
Esquema tático: 3-5-2
Time titular: Magrão; Igor, César, Durval; Moacir, Andrade, Daniel Paulista, Paulo Baier e Dutra; Wilson e Vandinho.
Opções no banco de reservas: Jonas (lateral), Sandro Goiano (volante), Hamilton (volante), Fumagalli (meia), Luciano Henrique (meia).Ciro (atacante) e Weldon (atacante).
Técnico: Nelsinho Baptista
Ponto forte: O Sport é muito forte em casa. Na Ilha do Retiro é um time difícil de ser batido. Tem uma defesa entrosado e bem postada e um time bem armado por Nelsinho Baptista.
Ponto fraco: Faltam peças de reposição no elenco e o time disputa também a Libertadores. Pode ter problemas na sequência do Brasileirão.
O 10 do time: O meia Paulo Baier, que já passou por Goiás e Palmeiras, se adaptou rapidamente ao Sport e faz um bom trabalho no clube. É o líder que comanda o meio-campo do Leão.
Atenção nele: O jovem artilheiro Ciro vem se destacando por suas atuações no Sport e já recebe, inclusive, propostas para deixar o clube. Tem a chance de se destacar no Brasileiro nesse ano antes de ir para a Europa.
Análise da equipe: Dividirá sua atenção com a Libertadores. Jogando dentro de casa é forte, mas costuma perder muitos pontos jogando fora de seus domínios. Isso pode complicar sua situação no nacional.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi campeão do estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 01/08 - 16ª rodada - Estádio Ilha do Retiro - PE - Transmissão do Sportv e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Nelson Antoine/AP
Vitória
Esquema tático: 4-3-1-2
Time titular: Viáfara, Apodi, Wallace, Victor Ramos e Luciano; Vânderson, Adalberto, Bida; Jackson e Ramon; Neto Baiano.
Opções no banco de reservas: Gléguer (goleiro), Thiago Gomes (zagueiro), Xavier (volante), Cristian (meia), Leandro Domingues (meia), Roger (atacante), Nadson (atacante) w Washington (atacante).
Técnico: Paulo César Carpegiani
Ponto forte: A torcida do Vitória incentiva muito a equipe e quando o Vitória jogar em casa o estádio certamente estará lotado para empurrar o time rumo ao resultado positivo.
Ponto fraco: Falta qualidade à equipe. A diretoria deve contratar alguns jogadores para dar mais qualidade ao elenco e isso é essencial em uma competição longa como o Brasileirão.
O 10 do time: O experiente meia Ramon dá um toque de qualidade e experiência ao meio-campo de marcação do time do Vitória. Por vezes fica sobrecarregado, mas vai muito bem nas bolas paradas.
Atenção nele: O jovem atacante Neto Baiano já marcou 20 gols até agora na temporada e é uma das forças do Vitória para esse Campeonato Brasileiro.
Análise da equipe: A equipe é forte jogando em seu estádio, mas com o elenco atual deve ter dificuldades para ganhar jogando fora de casa. Precisa contratar mais jogadores.
Como terminou no seu Campeonato Estadual: Foi campeão do estadual.
Data do jogo contra o Palmeiras no 1º turno: 06/06 - 5ª rodada - Estádio Palestra Itália - SP - Transmissão da Globo e Band para algumas cidades e do Premiere Futebol Clube.
Imagem - Agência/AE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário