sábado, 13 de dezembro de 2008

San Siro ou Giuseppe Meazza?

Dois dos maiores e mais ricos clubes do mundo dividem um estádio (para o Milan, San Siro; para a Inter, Giuseppe Meazza) que pertence à prefeitura da cidade de Milão. Os dois clubes fizeram o jogo inaugural do estádio em 1926. Na época, o Milan era o detentor oficial do estádio no qual, só em 1947, a Inter passou a jogar oficialmente.
Hoje há um projeto para que cada um deles tenha seu próprio estádio. Enquanto o Milan compraria da prefeitura o San Siro, a Internazionale construiria uma nova arena para sediar os jogos da equipe.
"Meu sonho é ver o dia em que um jogo é num estádio e um no outro", afirmou o executivo-chefe do Milan, Adriano Galliani, neste sábado, ao jornal Gazzetta Dello Sport, após as conversações. O dono da Inter, Massimo Moratti concorda com a proposta. "Não sei quanto tempo levará, mas eu e Moratti estamos pressionando a prefeitura para iniciar o processo", completou Galliani.
O estádio, hoje, comporta público de 80 mil pessoas. A arena foi completamente reformada para abrigar os jogos da Copa do Mundo de 1990.
Em 2005, a mesma conversa foi iniciada, mas nenhum acordo foi fechado entre as partes (Milan, Inter e prefeitura de Milão). Na época, Galliani lamentou por não aproveitar a oportunidade que teve em 1990 com a construção de novos estádios para a Copa do Mundo da Itália
Já a Juventus pretende construir uma nova arena com capacidade para 40 mil pessoas, no lugar em que se encontra o Stadio Delle Alpi, apesar da crise global que atinge até os clubes de futebol mais ricos do mundo.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: