domingo, 22 de fevereiro de 2009

Palmeiras vacila mas segue na liderança

O Palmeiras empatou com a Portuguesa neste sábado pelo placar de 2 a 2 no Canindé, pela 9ª rodada do Campeonato Paulista. O Verdão continua na liderança com um ponto a mais do que o vice, Corinthians, e também com uma jogo a menos.

O jogo começõu morno, pois a Portuguesa armou um esquema de marcação extremamente eficiente com seu técnico Mário Sérgio. A zaga era composta po0r dois zagueiros e mais dois alas que não subiam ao ataque, formando assim uma linha de 4 jogadores.

Os volantes ficavam à frente da zaga e protegiam a entrada da área, impedindo assim a chegada de Cleiton Xavier e Diego Souza , que jogou mais recuado. O Palmeiras não jogou com 3 atacantes como estava acostumado.
Keirrison era a referência pelo meio e Willians flutuava pelo ataque, mas não conseguia fugir da marcação. Diego Souza deveria chegar de trás, mas o meia não conseguia passar pelos dois volantes da Lusa, assim como Cleiton Xavier.

Os alas do Palmeiras batiam de frente com os laterais da Portuguesa e pouco conseguiam criar. Desse jeito a velocidade, ponto forte do Palmeiras, ficou prejudicada e o ataque não conseguia produzir praticamente nada.

A defesa não era atacada e seguia tranquila. O lance de mais perigo no primeiro tempo ocorreu aos 21 minutos quando Athirson lançou Edno, que pedalou pra cima de Capixaba e chutou forte para grande defesa de Marcos.

As equipes foram para o segundo tempo com o clássico ainda empatado.Na volta do intervalo, porém, o Palmeiras foi pra cima para garantir a vitória e Cleiton Xavier começou a aparecer brilhantemente na partida.

Aos 8 minutos, Cleiton Xavier fez grande lançamento para Willians que em velocidade tentou driblar o goleiro Fábio, mas foi derrubado dentro da área. Pênalti, que Keirrison cobrou com calma para abrir o placar para o Palmeiras.

A Lusa resolveu acorda no jogo e sair para o ataque. Mas logo aos 15 minutos Cleiton Xavier fez outro grande lançamento, dessa vez para Keirrison, que com um lindo toque deixou Fábio e um zagueiro para trás e tocou para o gol para marcar o seu segundo na partida.

Foi a partir daí que o Palmeiras começou a errar. Luxemburgo não conseguiu fazer com que o time segurasse a bola para garantir a velocidade. É essa experiência que falta ao time. O Palmeiras de 2009 pode estar vencendo, perdendo ou empatando, mas sempre joga pra frente, para o ataque, e por vezes dá o contra-ataque ao adversário.

Isso, é claro, não é motivo de alarde! Esses erros são comuns para uma equipe jovem em formação. A Portuguesa, é claro, aproveitou e em pênalti infantil de Danilo em Christian aos 21 minutos diminuiu o placar, após cobrança de Edno.

O Palmeiras já não conseguia atacar e as substituições de Luxa apenas fizeram com que a equipe ficasse ainda mais sem a posse da bola. Aos 30 minutos, em falta cobrada na área, Christian subiu mais que a zaga do Verdão e empatou a partida.

As duas equipes ainda tiveram chances de mudar o placar mais não conseguiram sair do empate. Agora o Palmeiras, líder e com um jogo a menos, encara o São Caetano fora de casa na próxima quarta-feira. Já a Portuguesa segue em 4º lugar e agora encara o Mogi Mirim também fora de casa.

Imagem - Ari Ferreira

Nenhum comentário: