quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Real Potosí x Palmeiras - Pré-jogo








X







Estádio: Victor Agustín Ugante, Potosí - Bolívia
04/02/09 - 23h00
Árbitro: Carlos Galeano (FIFA-Paraguai)
Auxiliares: Oscar Vera (FIFA-Paraguai) e Rodney Aquino (FIFA-Paraguai)
Transmissão: SporTV ao vivo


O Palmeiras encara nesta quarta-feira às 23h, horário de Brasília, o Real Potosí, da Bolívia, em Potosí, pela partida de volta da pré-Libertadores. No jogo de ida o Palmeiras venceu por 5 a 1 e agora pode perder por até 3 a 0 que mesmo assim fica com a vaga para a Libertadores.

A equipe jogará sob a altitude de 4.000 metros da cidade de Potosí e isso foi um motivo de preocupação para a comissão técnica, que decidiu levar 9 jogadores da equipe titular para a Bolívia já na última sexta-feira para começar o processo de adaptação.

Os jogadores participaram de treinos físicos e táticos e os goleiros receberam um treinamento especial para que não sofressem com as conseqüências das trajetórias das bolas de longa distância que mudam conforme a altitude.

O restante do elenco chegou à Bolívia ontem e já seguiu para a integração com os outros companheiros. O elenco agora está completo, mas alguns jogadores já estão mais bem adaptados à altitude do que outros que chegaram por último.

O Palmeiras entrará com sua equipe titular à exceção do goleiro Marcos que ficou no Brasil para tratar de um problema na coxa. Bruno assume seu lugar e se mostra confiante para realizar mais uma estréia pelo Verdão.

O time adotará dois esquemas táticos diferentes. Como não precisará sair realmente para o jogo, o Palmeiras jogará sem pressa, suportando a pressão do adversário e principalmente aproveitando os contra-ataques.

Como a equipe boliviana precisa de 4 gols para passar à fase de grupos, irá atacar o Palmeiras desde o começo. Mas o Potosí não tem muita qualidade técnica como foi visto no jogo de quinta passada.

O Palmeiras deve manter a calma e provavelmente jogará no 3-6-1 quando estiver sem a bola. O trio de zaga continua o mesmo formado Maurício Ramos, Danilo e Edmílson. Este último será o capitão e também o líder do Palmeiras em campo.

No meio campo, Willians e Diego Souza serão os meias mais avançados e não darão espaço para os volantes do Potosí trabalharem a bola. Pierre, Cleiton Xavier, Capixaba e Armero formarão uma linha de defesa que terá como missão impedir a penetração do Potosí no campo do Palmeiras.

Keirrison ficará na frente, se movimentando para atrapalhar os zagueiros e esperando por um lançamento para facilmente ganhar a jogada na velocidade. Quando o Palmeiras tiver a bola, Diego Souza e Willians devem abrir pelas laterais e aguardar a aproximação de Cleiton Xavier e dos alas.

Se fizer isso o Palmeiras não se sentirá pressionado por todo o tempo. Deve fazer uma marcação forte, mas nem por isso precisa deixar de atacar. Até porque se marcar um gol praticamente elimina as chances de reação do Potosí.

Para o segundo tempo Luxa pode optar por Jumar ou Wendel para anular ainda mais os ataques do Potosí, e ainda por Lenny para aproveitar os contra-ataques do Palmeiras.

Confira agora a possível escalação do Palmeiras para o jogo contra o Real Potosí:
1 - Bruno - Estréia na Libertadores e terá mais uma vez a missão de substituir o ídolo Marcos. Deve ter calma e orientar bastante sua zaga junto com Edmílson. Tem de tomar cuidado para não tomar o amarelo por “cera” logo no início do jogo.

23 - Danilo - Se o meio campo conseguir se fechar, não deverá ter tanto trabalho. Deve ficar atento às bolas paradas.

3 - Edmílson - Será o líbero e o líder do time em campo. Em um grupo cheio de jovens será ele que determinará quando o time deve acalmar ou acelerar o jogo. Haverá muita gente no meio-campo, por isso será melhor que ele guarde posição.
15 - Maurício Ramos - Deve ter atenção com as bolas paradas e também com as faltas perto da área.
14 - Fabinho Capixaba - Será necessário fechar o meio-campo pelo lado direito e, além disso, aproveitar as brechas na marcação do Potosí para armar contra-ataques
5 - Pierre - Será o líder da equipe no meio-campo. Deve ter calmo por culpa dos cartões e, além disso, será o responsável por fechar o meio-campo do Palmeiras para os ataques do Potosí.
7 - Diego Souza - Deverá marcar quando o time for atacado e pode ajudar na bola aérea. Nos contra-ataques tem que soltar rapidamente a bola e abrir pela esquerda, encostando em Armero.

10 - Cleiton Xavier - Deverá ter calma e ficar a atento aos contra-ataques. Além disso, será o cérebro da criação do time. Deverá marcar, assim como fez no primeiro jogo.
6 - Armero - Deve anular os ataques do Potosí pela esquerda e aproveitar sua velocidade nos ataques do Palmeiras. Tem de aproveitar que já jogou na altitude e jogar em cima de Gatty.

8 - Willians - Deve marcar no meio-campo, mais avançado, assim como Diego Souza. No ataque deve encostar em Capixaba e ir para cima dos pesados zagueiros do potosí.
9 - Keirrison - Ficará solto no ataque e deve estar atento à linha de impedimento para poder aproveitar os lançamentos de seus companheiros.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo - A equipe é jovem e ele deve manter a calma do time diante da pressão do Potosí logo no início. Precisa aproveitar os contra-ataques para liquidar a partida.

Imagens - Keirrison e Diego Souza - Antoine/AP
Real Potosí - Agencia EFE - Periodista Digital

Nenhum comentário: