segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ponte Preta 2 x 3 Palmeiras - Análise do jogo

Súmula

O Palmeiras venceu a Ponte Preta neste domingo por 3 a 2 em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista de 2009. Os gols do Verdão foram marcados pelo atacante Lenny, enquanto os da Ponte foram marcados pelos meias André e Leandrinho.

Como foi a partida?

O Palmeiras entrou em campo com a equipe reserva, pois o grupo titular já está na Bolívia se preparando para a partida de volta contra o Real Potosí, próxima quarta-feira, pela pré-Libertadores.

No mesma esquema 3-5-2, o técnico Vanderlei Luxemburgo constava apenas com os titulares Maurício Ramos e Danilo na defesa, pois não queria que o setor sofresse com a falta de entrosamento da equipe.

Logo aos 10 minutos, porém, a única defesa que ainda não havia sido vazada no Paulistão, sofre seu primeiro gol. Jumar, da lateral esquerda da defesa, chuta a bola pra frente que é rebatida e volta para o campo de defesa do Palmeiras.

Wendel tenta tirar, mas dá a bola de presente para André. O meia avança e diante da indefinição de Maurício Ramos se projeta ainda mais para frente da área. Ele ameaça bater e com isso tira Danilo da jogada.

O meia então bate firme no canto, sem chances para o estreante Deola, e marca o primeiro do jogo. Todos imaginavam que o Palmeiras sentiria o gol e puxaria o freio no jogo.

O meio-de-campo do Palmeiras estava inativo. Wendel, quem diria, e Jefferson não subiam para o ataque e deixavam Evandro sobrecarregado com a armação de jogadas do time. O meia, que carece de objetividade, não conseguia criar para o ataque, que tinha Lenny em constante movimentação e Max sempre à frente da zaga para fazer o pivô.

Até que aos 15 minutos da etapa inicial Jefferson toca para Sandro Silva que faz um passe longo para Max que de frente para a zaga toca de lado para a passagem de Lenny que vinha da esquerda.

O atacante com calma chuta no canto direito do goleiro Aranha e empata a partida, para alívio da torcida do Palmeiras presente ao Moisés Lucarelli. A partir daí o ritmo do jogo caiu, também pelo forte calor que fazia em Campinas ao horário da partida.

A Ponte atacava pela esquerda aproveitando os espaços deixados por Jefferson, que apenas cercava os adversários. O trio de zaga estava posicionado em linha, sem a presença de um líbero, o que facilitava o ataque da Macaca.

Aos 29 a Ponte chegou com real perigo em um chute de Tinga. Deola fez grande defesa e mandou para escanteio. As equipes voltaram para o segundo e logo no primeiro minuto da etapa final o placar foi novamente alterado.

Wendel roubou a bola no campo de defesa e tocou para Sandro Silva que rapidamente deixou a bola com Evandro. O meia lançou Jefferson que avançou pela esquerda e cruzou. O atacante Lenny contou com a indefinição da zaga da Ponte para marcar seu segundo gol no jogo e virar o jogo para o Palmeiras.

A torcida verde, porém quase não teve tempo para comemorar. Na saída de bola a zaga do Palmeiras parou esperando a marcação de uma falta para a Ponte. O árbitro deu vantagem e Tinga lançou Leandrinho nas costas de Jéci.

O jogador tocou na saída do goleiro Deola e empatou novamente o jogo. Luxemburgo então tirou Max e colocou Daniel com a orientação de jogar aberto pela direita do ataque. Lenny faria a mesma função pela esquerda em cima do zagueiro Marinho.

Além disso, o técnico promoveu a estréia do meia Deyvid Sacconi, que não jogava desde o Paulista do ano passado por conta de uma grave lesão no joelho, e também do volante Souza, formado nas categorias de base do clube.
Os dois entraram cheios de vontade e aos poucos foram levando o time ao ataque com organização. Aos 38, no entanto, Deola teve de fazer uma grande defesa para evitar que a Ponte marcasse o terceiro.

Aos 40, o atacante Leandrinho levanta demais o pé e atinge o peito de Jefferson em uma jogada perigosa. O jogador é expulso com cartão vermelho direto. Era a chance de ouro para o Palmeiras ir pra cima.

Aos 42, Deyvid recebe toque de Wendel na área e tenta ultrapassar Marinho, mas o zagueiro o atinge com um carrinho. Pênalti para o Palmeiras. Lenny, mais uma vez ele, cobra e marca seu terceiro gol no jogo. Final de jogo: Ponte Preta 2 x 3 Palmeiras.

Com a vitória o Palmeiras segue na liderança isolada com dois pontos a mais que o Corinthians, segundo colocado, e 5 em relação aos rivais Santos e São Paulo. Já a Ponte fica na 13ª colocação com 4 pontos, oito a menos que o Palmeiras.

O Verdão agora disputará a partida contra o Noroeste, válida pela 5 ª rodada do Estadual, apenas no dia 17 de março, já que a partida foi remarcada por conta da pré-Libertadores. Com isso o Palmeiras encara agora o Santos pela 6ª rodada do Paulistão no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, no Palestra Itália.

Já a Ponte enfrenta o Marília no Moisés Lucarelli na próxima quarta-feira às 19h30.

Imagens - Ari Ferreira

Nenhum comentário: