domingo, 8 de fevereiro de 2009

Palmeiras x Santos - Pré-jogo









X







Estádio: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
08/02/09 - 17h00
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira

Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Newton dos Reis Barreira
Transmissão: Rede Globo ao vivo, para a cidade de Ribeirão Preto e Pay Per View


O Palmeiras encara o Santos pela 6ª rodada do Campeonato Paulista 2009 neste domingo, às 17h no estádio Palestra Itália. Será o primeiro clássico da equipe na temporada e a expectativa para o jogo entre os dois clubes é grande.

O Palmeiras tem um jogo a menos do que os demais times do Paulistão por conta da disputa da Pré-Libertadores. O Verdão encara o Noroeste no dia 17 de março no Palestra em partida válida pela 5 ª rodada da competição.

O Palmeiras entra em campo no esquema 3-4-3 e conta com dois desfalques em relação ao time titular. O primeiro deles está no gol. Marcos continua em tratamento e será substituído pelo jovem Bruno.

Bruno já havia enfrentado o Santos pelo returno do Campeonato Brasileiro de 2008 na Vila Belmiro e foi bem. Agora terá a missão de parar mais uma vez o artilheiro Kléber Pereira, que marcou contra o verdão em 2008.

O trio de zaga será formado por Edmílson, que será o líbero, Danilo e Jéci, que substitui o suspenso Maurício Ramos. Um dos dois últimos citados ficarão com a responsabilidade de dar o combate em Roni e Kléber Pereira. Caso não seja suficiente para anular o ataque, Edmílson estará bem posicionado na sobra dos dois.

Quando o time estiver com a posse de bola, Edmílson sairá jogando livre, pois os dois atacantes do peixe não irão acompanhá-lo. Isso pode facilitar seus lançamentos e passes de longa distância. O técnico do Santos, no entanto pode colocar Madson para atrapalhar a saída de bola do Palmeiras.

A linha de 4 jogadores no meio campo continua a mesma. Fabinho Capixaba será o ala pela direita e deverá ter cuidado na defesa com Léo e com as decidas de Madson pelo setor. No ataque contra de novo com a ajuda de Willians para ir pra cima da zaga do Santos.

Pierre será o homem responsável por anular as jogadas do Santos. Deve ter mais trabalho com o rápido Madson e deixará Lúcio Flávio aos cuidados de Cleiton Xavier. O 10 do Palmeiras marcará o 10 do Santos que costumar pegar a bola na linha do meio-campo.

Se conseguir desmarcar Lúcio nesse setor com a eficiência que vem demonstrando nos últimos jogos, Cleiton pegará a defesa do Santos desarmada e poderá criar grandes ataques para o Palmeiras.

Na ala esquerda Armero terá trabalho. Adriano é volante e não deve subir muito para o ataque. Com isso, o colombiano será marcado por um jogador jovem e terá trabalho para criar para o Palmeiras. Sua velocidade e habilidade nos dribles serão fundamentais.

No ataque permanecem os 3 atacantes do Palmeiras. Willians estará aberto pela direita exatamente para segurar o lateral Léo em seu campo de defesa. Willians é rápido e pode jogar em cima de Léo para armar suas jogadas com Capixaba.

Pela esquerda Diego Souza auxiliará Armero e deve trazer o jogo para a linha de fundo para abrir a defesa do Santos que tem apenas uma linha de 4 jogadores, sendo dois laterais. Serão dois zagueiros para marcar 3 atacantes e um volante para cuidar de um meia que chega com eficiência ao ataque.

Se o Santos falhar na marcação o Palmeiras terá grandes chances de se dar bem no jogo. Pois o Peixe tem 4 jogadores no ataque que não auxiliam na nada na marcação. No comando do ataque estará Keirrison, que marcou 7 gols no Peixe em 2008.

O atacante espera ir bem em seu primeiro clássico pelo Palmeiras e deve se movimentar bem para sair da marcação dos zagueiros do Santos. O Peixe não virá fechado para o jogo e podemos esperar por uma grande partida, como manda o figurino.

Para o segundo tempo Luxa pode contar com Wendel na direita, para segurar Léo, e Deyvid, Daniel ou, principalmente, Lenny para abrir o jogo. Há ainda a possibilidade de Luxa escalar o time do 4-4-2, tirando Jéci e colocando Sandro Silva no meio.

Confira agora a possível escalação do Palmeiras para o jogo contra o Santos.

45 - Bruno - Será seu segundo jogo contra o Santos. Precisa estar atento à presença de Kléber Pereira na área, além de prestar atenção na bola parada.

4 - Jéci - Sairá na marcação de Roni ou Kléber Pereira. Precisa ficar atento nas bolas paradas e em não cometer faltas próximas à área.

3 - Edmílson - Será o líbero. Ficará na sobra e terá de dar atenção especial à presença de Kléber Pereira na área do Palmeiras. Quando sair jogando não deverá ser marcado realmente e pode aproveitar a liberdade para fazer lançamentos e passes longos ao ataque.

23 - Danilo - Será o outro zagueiro que deverá sair de marcação dos atacantes, que no seu caso deverá ser Roni. Pode ficar na sobra caso Madson consiga passar por Pierre. Atenção no jogo será fundamental.

14 - Fabinho Capixaba - Terá dificuldade na marcação de Léo e deve ser auxiliado por Willians no ataque. Deve tentar ir à linha de fundo, pois Léo pode cometer faltas perigosas e ótimas para o Palmeiras no decorrer do jogo.

5 - Pierre - Ficará a cargo da marcação de Madson e terá muito trabalho pela frente. Não pode deixar que os passes e lançamentos cheguem limpos à Kléber Pereira.

10 - Cleiton Xavier - Comandará os ataques da equipe mais uma vez com muita velocidade. Deve distribuir corretamente o jogo pelas alas e aproveitar a fragilidade da marcação santista.

6 - Armero - Não deve ter trabalho na marcação, mas terá dificuldade para atacar. Precisará usar sua velocidade e seus dribles para chegar à linha de fundo. Terá a ajuda de Diego Souza pelo setor.

7 - Diego Souza - Deve buscar tabelas com Armero pela esquerda. E, se for preciso, será Diego que irá centralizar o jogo para uma participação maior de Cleiton pelo setor.

9 - Keirrison - Deve jogar com velocidade e movimentação constante. Será a referência na área e vai encarar seu primeiro clássico pelo Palmeiras.

8 - Willians - Jogará aberto pela direito para impossibilitar as subidas de Léo. Deve partir pra cima da defesa do Santos que terá apenas 2 zagueiros.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo - Seria melhor se entrasse com o 3-4-3 em vez do 4-4-2, afinal a equipe só jogou até agora com 3 zagueiros e ter 3 atacantes no ataque pode ajudar a abrir a equipe santista.

Imagens - Keirrison - Arquivo/AE
Kléber Pereira -
Arquivo/AE

Nenhum comentário: