O técnico Vanderlei Luxemburgo levantou uma polêmica com os torcedores palmeirenses ao afirmar, em palestra realizada na última segunda-feira no Fórum Internacional de Futebol, que é barato pelo clube pelo retorno que dá.
Não Vanderlei, você não é barato! O técnico repete hoje no Palmeiras os mesmo erros que cometeu no Santos nas temporadas de 2006 e 2007. Logo ao chegar trouxe sua grande e cara comissão técnica ao clube da Vila logo início parecia que o Santos já estava estruturado de forma brilhante em suas instalações.
Vanderlei por ser tão profissional deveria saber trabalhar com os profissionais que o clube já tem; isso economiza dinheiro ao clube e evita aquela velha história de “adaptação ao clube” dos profissionais.
Quando deixa o comando da equipe, o clube precisa correr atrás novamente de profissionais qualificados que possam exercer o trabalho realizado pela equipe de Luxemburgo. Não contesto a qualidade dos profissionais ligados à Luxemburgo, mas eles não são os únicos do país.
Além disso, Vanderlei deixa a falsa impressão de que conseguiu estruturar o clube levando-o a uma condição de elite em relação ao que clubes europeus oferecem à seus jogadores. Quando deixa o clube, porém, percebe-se que aquela condição só existia devido à presença de sua comissão no clube que volta à mesma condição que apresentava antes da chegada do treinador.
Na palestra Vanderlei então falou dos jogadores que traz ao clube. “Tenho informações de todos os jogadores que atuam no Brasil e no exterior. Sei o tempo de contrato de cada um. E recebo também observações sobre como cada um está. Isso é importante na hora de contratar. Trazer um jogador é muito caro, tem um custo. E o tiro precisa ser certo. O erro tem que ser o mínimo possível. Sempre estudo o custo-benefício de um jogador”.
Vanderlei trouxe ao Palmeiras, juntamente com a Traffic e com a diretoria do clube, 19 jogadores para a temporada de 2008. Desses 18, apenas Kleber, Alex Mineiro e Henrique deram certo realmente no clube.
Diego Souza, Evandro, Denílson, Sandro Silva, Jumar, Élder Granja, Léo Lima e Roque Junior fizeram algumas ótimas partidas e outras horríveis. Gladstone, Jéci, Jefferson, Fabinho Capixaba, Maicossuel, Lenny, Jorge Preá e Thiago Cunha simplesmente não deram certo no clube e muitos serão mandados embora ou emprestados.
Se o tiro precisa ser certo, o que explica o fracasso de 15 jogadores em um único ano? Entendo obviamente que nem todos os 18 reforços iriam ser destaque no Palmeiras, o problema é que 80% dos jogadores que foram trazidos para a temporada não deram certo e muitos serão mandados embora.
O clube não pode ter tantos prejuízos, afinal Vanderlei mesmo afirmou que trazer um jogador é muito caro, imaginem 15! O que aconteceu com o Santos em 2008 não pode acontecer com o Palmeiras em 2010. Você se lembra qual era a escalação do Santos quando Vanderlei deixou a equipe?
Fábio Costa; Filipi, Adaílton, Betão e Kleber; Rodrigo Souto, Marcinho Guerreiro, Vítor Junior e Rodrigo Tabata; Renatinho e Kleber Pereira
Esse foi o time mais utilizado pelo Peixe no Campeonato Paulista. Foi mal no Estadual e brigou para não cair no Campeonato Brasileiro, pois não tinha um bom elenco. Os principais jogadores saíram após Luxa ir para o Palmeiras e o que parecia uma maravilha virou um inferno no Vila.
Para concluir gostaria de afirmar que não sou contra a permanência de Luxa no comando do Palmeiras em 2009. Ele é um grande treinador, o segundo melhor brasileiro atuando no país, sem dúvidas.
Se não fosse por ele o Palmeiras ainda estaria na fila sem a conquista do Paulista, mas o treinador precisa “baixar a bola”, deixar um pouco de fazer marketing pessoal. Ele já não precisa mais disso e obviamente precisa analisar o que falou na palestra.
Luxemburgo pode levar o Palmeiras a muitas conquistas ainda, mas precisa ter seu poder de forma limitado dentro do clube pela diretoria. Errou muitas nas contratações para o Campeonato Brasileiro e sua equipe caiu muito de produção no segundo semestre.
O retorno que ele garante dar aos clubes por onde passa precisa aparecer principalmente após a sua saída do clube e isso também é dever da diretoria. Cabe à diretoria palmeirense buscar jogadores bons que não saiam rapidamente do clube, caso contrário todo ano o Palmeiras sofrerá para manter uma boa base.
Além disso, deve investir nas categorias de base e forçar o treinador a prestar atenção nos garotos formados pelo clube. O Palmeiras não pode viver em conseqüência de Luxemburgo ou qualquer outro treinador.
Você é bom Luxemburgo, é caro, e não é e não deve ser maior que qualquer clube pelo qual passar.
Imagem - Diário de S.Paulo ; Arquivo/AE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário