quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Palmeiras 3 x 0 Marília - Análise do jogo

Súmula

O Palmeiras venceu o Marília nesta terça-feira por 3 a 0 em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Paulista de 2009. Os gols do Verdão foram marcados pelos meias Evandro e Cleiton Xavier e pelo atacante Lenny.

Como foi a partida?


O Palmeiras iniciou a partida com uma escalação totalmente diferente da que pensava-se que seria utilizada. O time que entrou em campo pegou até os jornalistas e a torcida de surpresa, principalmente pelas declarações do técnico Luxemburgo de que poderia manter a equipe titular para o jogo desta terça.

A equipe entrou no esquema 3-5-2 e promoveu a volta do goleiro Marcos e do volante Wendel à equipe, além das estréias de Edmílson, que jogou de líbero, e Armero pela ala esquerda.

O ataque era formado por Lenny e Max, enquanto no meio o Palmeiras tinha Sandro Silva, Jumar, Wendel, Armero e Evandro. Na zaga continuavam os titulares Maurício Ramos e Danilo.

A forte chuva que caiu em São Paulo durante toda a tarde e noite chegou a atrapalhar principalmente a torcida que sofreu para chegar até o Palestra. Quem não chegou cedo certamente perdeu os minutos inicias da partida.

E esses torcedores perderam a pressão que o Palmeiras fez no início da partida. Logo aos 2 minutos, Armero mostrou que não estava intimidado em seu primeiro jogo no Palmeiras e já mandou um perigoso chute à gol.

O lateral foi, inclusive, um dos destaques do Palmeiras na primeira etapa. O Marília não conseguia fechar as laterais para o Palmeiras e o colombiano se aproveitou disso. Se pelo meio estava muito difícil jogar, o lateral partia pra cima dos adversários tentando levar a bola até a linha de fundo ou então com um drible entrar na área.

Algumas jogadas no primeiro tempo surgiram assim. Elas eram sempre centralizadas e permitiam chutes de fora da área do Palmeiras, principalmente de Lenny, Jumar e Wendel, que também descia bem pela direita.

Como o Palmeiras contava com dois volantes, Sandro Silva e Jumar, e 3 zagueiros, não corria perigo e Luxa liberava seus laterais cada vez mais para o ataque. O Marília só chegava em contra-ataques que eram poucos e mesmo assim contidos com facilidade pelos 3 zagueiros alviverdes e pelo goleiro Marcos, que voltou mostrando a velha segurança.

Wendel teve boa chance aos 12, mas chutou para fora e a pressão do Palmeiras continuava. A linha de 4 “zagueiros” do Marília, que também contava com os laterais, estava bem fechada e foi por meio de uma tabela que surgiu o primeiro gol do Palmeiras.

Lenny driblou um adversário e seguiu para a área em diagonal. Tocou para Max que fez o pivô e esperou o atacante passar para devolver a bola. Lenny avançou e tocou cruzado para que Evandro com o gol vazio fizesse seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras.

O lance do gol revela uma jogada bem trabalhada pelo Palmeiras nesse início de temporada. Um dos meias, geralmente o responsável principal pela criação, entra na área na altura do segundo pau sempre que há uma jogada pelas laterais.

Muricy Ramalho faz isso no São Paulo com o meia Hugo e dá certo. Tanto é que o meia, quês estava encostado no tricolor, virou o destaque do time no Brasileiro de 2008 e começou a marcar vários gols pelo São Paulo.

Luxa faz isso com Cleiton Xavier e utilizou Evandro da mesma forma nesse jogo. Max ainda teve grandes chances criadas por Lenny, mas parou no goleiro Giovani. O primeiro tempo também marcou a grande estréia de Edmílson pelo Palmeiras.

O jogador atuou como líbero quando o time era atacado, mas quando o time tinha a posse de bola foi possível notar a liderança que Edmílson irá desempenhar no Palmeiras em 2009.

Praticamente todas as jogadas passam pelo jogador que as distribui em todos os lados do campo. Fez bons lançamentos e passes curtos e médios. Quando saía jogando era soberano no meio do Palmeiras e ainda orientou os outros jogadores.

Aos 15 minutos, Luxemburgo colocou o garoto Keirrison no lugar de Max e logo que entrou o atacante já correu para receber um lançamento. Ele ficaria de frente para o goleiro, mas o zagueiro Rodrigo Costa o derrubou e foi expulso.

Na cobrança da falta Keirrison bateu forte e o goleiro espalmou. Na confusão dentro da área sobrou um carrinho em cima de Wendel e o juiz marcou pênalti para o Palmeiras. Mais uma vez Keirrison pegou a bola e partiu para a cobrança.

Cobrou no canto esquerdo do goleiro Giovani, que se esticou e evitou o segundo gol do Palmeiras. O Marília já não atacava mais e o Palmeiras tomou conta do jogo. Cleiton Xavier e Diego Souza entraram e deixaram o time ainda mais ofensivo.

Aos 29 minutos, Wendel cruzou e Giovani saiu mal, espalmando a bola nos pés de Cleiton Xavier, que dominou e chutou no canto direito para aumentar o placar. Na comemoração o meia dançou com Armero. Já é o 3º gol de Cleiton em 3 jogos.
Faltava alguém marcar para completar a festa. O atacante Lenny, antes muito criticado pela torcida, ainda não havia marcado pelo Palmeiras. Porém, nos últimos jogos o atacante foi bem, movimentou-se e criou jogadas para os companheiros.

Dessa vez foi a sua hora! Após um lançamento de Diego Souza, Keirrison não alcançou a bola que sobrou para Lenny, dentro da área, chutar forte e marcar seu primeiro gol pelo Palmeiras.

O atacante correu para a torcida que começou a gritar seu nome. A jogada foi muito comemorada pelos jogadores do Palmeiras que sabiam do incômodo jejum de Lenny.

Agora o Palmeiras encara o Real Potosí na próxima quinta-feira pela pré-Libertadores. Depois, o grupo se dividirá. Metade já vai para a Bolívia se acostumar com a altitude de Potosí e o restante do grupo fica em São Paulo para encarar a Ponte Preta no domingo, em Campinas.

O Palmeiras é o líder do campeonato enquanto o Marília está em 17º e encara o Botafogo, no próximo sábado, em casa.

Imagens - Reginaldo Castro - Lancenet!; J. F. Diorio/AE

Nenhum comentário: