quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Filé pega o Palmeiras de surpresa e assina com o Santos

O Palmeiras foi pego de surpresa nesta última terça-feira com a confirmação da transferência do fisioterapeuta Nilton Petroni, o Filé, para o Santos. A informação foi confirmada ao site Gazeta Esportiva. Net, pelo gerente de futebol do Santos, Ocimar Bolicenho.

˝É verdade sim. O Filé acabou de assinar contrato conosco. Além deles, o Domingos e o Luizinho assinaram os seus respectivos vínculos. Todos começam a trabalhar no dia 7 (de janeiro), na reapresentação do grupo para a pré-temporada˝, revelou o dirigente.

O contrato tem duração de 3 anos e o fisioterapeuta contrariou o que dizia o diretor de futebol do Palmeiras, Genaro Marino, até segunda-feira. O dirigente palmeirense afirmava que Filé continuaria no Palmeiras e estava apenas se mudando para a Baixada Santista para lá morar.

“Saí do Palmeiras por motivo familiar. Tive um problema com meus filhos e voltei primeiro para a cidade de Santos, onde minha família já estava para morar independentemente do que acontecesse. Depois, o Santos me procurou e aceitei em função da minha família”, afirmou Filé.

“Já estávamos negociando há um certo tempo com ele. Estávamos apenas esperando ele terminar de analisar outra proposta para anunciá-lo”, revelou o diretor de saúde do Santos, César Augusto Conforti.

Filé volta para o Santos onde já havia trabalhado com Luxemburgo em 2006 e 2007. Quando a comissão de Luxa deixou o Santos, em dezembro de 2007, Filé foi muito criticado por Leão que assumia o clube na época.

Leão, à época, afirmou que esperava encontrar o Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (Cepraf) no Santos em uma condição muito melhor da que viu na época.

“Falavam maravilhas do Cepraf, mas alguns aparelhos estavam quebrados, outros sumiram. Estavam ali e desapareceram”, esbravejou Leão na época. Filé se defendeu dizendo que alguns aparelhos eram mesmo seus e ele poderia levá-los embora quando quisesse por contrato.

O Palmeiras foi muito elogiado durante a temporada de 2008, pois seus jogadores quase não sofreram com lesões. Élder Granja, jogador que constantemente estava no departamento médico do Internacional, fez um ótimo primeiro semestre na posição titular da equipe.

Porém, assim como aconteceu com o Santos, o Palmeiras perderá aparelhos que foram fundamentais na recuperação e na manutenção do bom aspecto físico dos jogadores. Com isso, obviamente, o número de lesões pode aumentar.

“Uma parte da aparelhagem fica porque faz parte destes contratos, mas tem algumas coisas pessoais minhas que eu vou tirar, aparelhos que só eu tenho a técnica para usar, como os ganchos de diafibrolise percutânea e dois ou três eletroestimuladores”, explicou Filé.

Élder Granja e Léo Lima fizeram uso desses aparelhos em suas passagens pelo Palmeiras. Do elenco atual Fabinho Capixaba também os utilizava. “Esses ganchos são usados quando o atleta sente fibrose ou uma dor específica em uma estrutura que já teve lesão”, revelou Petroni.

Nilton é um dos profissionais mais respeitados mundialmente na área médico-esportiva. Com certeza fará falta para o Palmeiras. E seus aparelhos mais ainda.

Imagem - Maurício de Souza/Agência Estado

Nenhum comentário: