segunda-feira, 13 de abril de 2009

As vagas para as finais ainda estão em aberto

Palmeiras e São Paulo perderam a vantagem que tinham de dois empates. Agora terão de vencer em casa, por qualquer placar, para seguirem à final do Campeonato Paulista.

Ou seja, as vagas ainda estão muito abertas. Santos e Corinthians poderão empatar o jogo, mas esse é um tipo de recurso que só será usado pelos times a partir dos 30 minutos do segundo tempo.

Afinal, segurar um jogo durante 90 minutos é muito difícil e inapropriado. Se os dois times entrarem para jogarem apenas na defesa e esquecerem completamente do ataque correrão sérios riscos de terem a meta vazada e aí a vantagem vai para o adversário.

O Palmeiras entrará em campo apostando na velocidade do seu ataque e também na qualidade da bola parada ofensiva. Já o São Paulo apostará na bola parada como seu principal trunfo para chegar à final.

E para chegar à final basta um gol jogando em casa. Será fácil? É claro que não! O Corinthians se defenderá muito bem, jogará bem postado e o Santos “suará sangue” se necessário para não perder a vaga.

Só acredito que a vantagem obtida por Corinthians e Santos justamente foi tirar a vantagem que pertencia à São Paulo e Palmeiras, respectivamente. Quem ganhar se classifica, e o empate só será pensado pelos que tem a vantagem quando for a hora certa de “fazer cera”, afastar a bola para as arquibancadas, etc.

Se isso for feito desde o começo do jogo os dois times que não tem mais vantagem terão mais posse de bola e poderão criar mais chances para fazer o que precisam: um único gol! Corinthians e Santos não devem apenas se defender e esquecer de atacar, desde que seja de uma maneira consciente e organizada, sem expor a defesa.

Quem jogou em casa venceu. Agora é a vez de quem perdeu jogar em seu território. Quem vai para a final?

Imagens - Marcos Ribolli / Globo Esporte. com

Nenhum comentário: