sábado, 18 de abril de 2009

Saiba como deverá jogar o Santos neste sábado

O Santos encara o Palmeiras no Palestra Itália neste sábado em partida válida pelas semifinais do Campeonato Paulista. No primeiro jogo, realizado na Vila Belmiro no último sábado, o Peixe venceu por 2 a 1 e agora poderá empatar para ficar com a vaga.

Essa vantagem da igualdade no placar deve ser usada pelo time santista apenas na metade do segundo tempo pra frente, pois se o time jogar retrancado demais irá apenas chamar o Palmeiras para o seu campo de defesa.

Por isso mesmo, o técnico Vagner Mancini deve entrar em campo com o mesmo esquema utilizado na última partida entre as equipes, o 4-4-2. Fábio Costa será o goleiro e todos sabem que o nível de atuação do jogador sobe demais em partidas decisivas.

Na lateral-direita o Santos contará com a volta de Luizinho, que estava suspenso. O jogador chega bem à linha de fundo, mas por vezes erra no passe final. Na zaga ele atua bem, fechando a passagem para o lateral adversário pelo lado do campo.

A zaga será formada por Fabão e Fabiano Eller, que também volta de suspensão. Os dois são experientes e saberão como retardar a partida, se necessário. A dupla de zaga é um pouco pesada e por isso mesmo contará com a ajuda dos laterais e dos volantes, que marcarão mais recuados.

Na lateral-esquerda o Santos contará com Triguinho, que por jogar fora de casa deve se preocupar mais com a defesa e deixar o ataque um pouco de lado. A dupla de volantes será formada por Pará e Roberto Brum.

Os dois marcam forte e são rápidos no meio-campo, portanto seria interessante que o Palmeiras entrasse com dois meias ofensivos para dividir a marcação. Além disso, os dois podem chegar com qualidade no ataque.

Paulo Henrique jogará no meio flutuando, levando a bola para os laterais e para os pontas abertos. Ele não é muito rápido, mas tem um passe muito bom. Deve ser marcado por Jumar e terá mais dificuldades de jogar do que no sábado passado, quando foi marcado por Edmílson. O volante não é tão rápido na marcação como Jumar.

O trio de ataque da equipe santista deverá jogar de maneira diferenciada em relação ao jogo do último sábado, na Vila, embora atue com os mesmos jogadores. Neymar e Madson jogarão abertos, nas laterais e podem até inverter o setor um com o outro durante o jogo.

Eles jogarão nas costas dos laterais do Palmeiras e podem fazer com que Armero e Capixaba tenham de ficar para marcar mais presos na defesa para marcar os atacantes santistas. Com isso os laterais santistas teriam de ser marcados pelos atacantes palmeirenses e isso não tem muitas chances de dar certo.

Por isso será importante que Pierre se posicione bem e marque um dos atacantes do Peixe que estiver perto. Evandro pode ajudá-lo na função, mas terá de correr bastante. Por fim, Kléber Pereira será a referência no ataque, à espera de um contra-ataque ou de uma bola levantada na área para deixar seu gol e complicar a vida do adversário.

Imagens - Edu Viana e Ivan Storti

Nenhum comentário: