quarta-feira, 8 de abril de 2009

Saiba como o Sport deverá jogar nesta noite

O Sport entra em campo nesta noite com o apoio da torcida para buscar sua terceira vitória na Libertadores e praticamente ratificar sua classificação às oitavas de final. O clube manteve a base que conquistou a Copa do Brasil em 2008 e trouxe apenas um reforço considerado de peso: o meia Paulo Baier, ex-Goiás e Palmeiras.

Pesa contra o time a mesma falta de experiência em competições internacionais que o Palmeiras tem, por exemplo. Porém, sem dúvida nenhuma, o caldeirão da Ilha do Retiro fará uma pressão intensa sobre os jogadores do Palmeiras.

Quesitos extra-campo à parte, o Sport deve começar a partida jogando no 3-4-1-2. A linha de 3 zagueiros é mesma que disputou os torneios pelo clube em 2008. Igor joga pela direita da zaga, César é o líbero e Durval joga na esquerda.

O setor é experiente, entrosado e sofreu poucos gols em 2008, tanto na Copa do Brasil quanto no Brasileirão. À frente da zaga, o técnico Nelsinho Baptista escala ainda dois volantes: Daniel Paulista e Andrade, sendo que o primeiro sai mais para o jogo.

A idéia de Nelsinho é formar um ferrolho à frente da zaga para impedir qualquer jogada de ataque do adversário. Além disso, com essa formação ele libera os dois alas e o meio-armador para o ataque.

Pela direita joga Moacir e pela ala esquerda atua Dutra. Os dois sobem muito ao ataque e tendem a jogar em diagonal no ataque, aproximando-se do meia e dos atacantes. Quando voltam para fechar o meio-campo já estão de olho nos laterais adversários que não conseguem atacar.

Essa é a força do Sport! Sua defesa é muito forte e impede que os adversários controlem a velocidade de jogo. Com isso o ataque do time pernambucano tem mais liberdade e calma para chegar até o gol.

Se a equipe adversária souber tocar a bola com velocidade sem dar atenção á pressão que vem das arquibancadas com certeza dará muito trabalho ao Sport.

Paulo Baier é o maestro pelo meio. Toca, faz tabelas, lança, cruza, organiza o meio-campo. Faz de tudo um pouco, mas como todo maestro no futebol Paulo também não acompanha os volantes adversários quando estes sobem ao ataque.

Será a chance de Edmílson fazer o Palmeiras jogar, já que Cleiton e Diego serão fortemente marcados. No ataque estarão Wilson, ex-Corinthians e forte na bola parada, e Ciro, jovem revelação do futebol pernambucano. Ciro é rápido, se movimenta bem e conclui com precisão. É preciso estar atento à sua movimentação.

Imagens - Aldo Carneiro e Reuters

Nenhum comentário: